top of page

Santa Cecília e a música como instrumento de evangelização


Olá, alpinista!

SANTA CECÍLIA E A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE EVANGELIZAÇÃO

Hoje, dia 22 de novembro, se comemora o dia de Santa Cecília. Qualquer alpinista que já tenha ido em pelo menos uma reunião do Projeto Música ou em um TLM com certeza percebeu que ao final das nossas orações sempre pedimos também a ela que rogue por nós junto ao Pai. Mas você sabe o porquê disso? Conhece a história de Santa Cecília e o motivo pelo qual ela é considerada a padroeira dos músicos?

Bom, pra contarmos essa história precisamos voltar lá atrás, na época do Império Romano, no séc. II d.C.. Nesse momento, os cristãos ainda eram perseguidos pelo império e Cecília era uma jovem da nobreza, filha de um senador romano e cristã desde a infância. Ela foi obrigada por sua família a se casar, de acordo com as tradições da época, com outro nobre chamado Valeriano. Acontece, que em sua noite de núpcias, Cecília contou ao seu marido que havia se consagrado a Deus e que por isso havia feito um voto de castidade. Sua fé e o fervor nas suas palavras eram tão grandes que impressionaram seu marido, fazendo com que ele respeitasse seus votos e ainda se convertesse e decidisse se batizar na mesma noite. O casal também convenceu Tibúrcio, irmão de Valeriano, a se converter.

Tempos depois, o Império Romano tomou conhecimento da conversão dos irmãos Valeriano e Tibúrcio e exigiu que eles negassem a Deus sob pena de morte. Os irmãos não abriram mão de sua fé e morreram decaptados. Recebendo a notícia, Cecília imediatamente doou todas as riquezas da família aos pobres, antes que fosse presa pelos soldados Romanos. Quando foi capturada, também foi ordenado que ela negasse sua fé, o que ela não fez e por isso foi condenada à morte. Porém, no momento em que iria ser executada, Cecília falou sobre Cristo com tanto amor aos soldados, que eles se converteram e se negaram a assassiná-la.

Ao descobrir isso, o juiz que a condenou ordenou que a trancassem numa espécie de sauna muito quente, para que morresse asfixiada pelos vapores. Ela, no entanto, nada sofreu, escapando milagrosamente da morte. O juiz então, já revoltado pela dificuldade em fazer cumprir a pena de Cecília, mandou que a decaptassem, mas mesmo aplicando 3 golpes com o machado, o carrasco não conseguiu cortar-lhe a cabeça. Mortalmente ferida, Cecília permaneceu viva ainda por 3 dias e, conta-se que mesmo assim morreu cantando louvores a Deus, convertendo todos os que a ouviam, sendo por isso considerada a padroeira dos músicos e da música sacra.

A história de Cecília é trágica ao mesmo tempo que bela, porque nos traz um grande exemplo de evangelização. A música tem esse poder, de encantar, seduzir e é uma das grandes características do carisma que sustenta o Movimento Escalada. Em especial a minha história de conversão tem muito a ver com essa característica... Antes de fazer o encontro eu não era católico nem praticava nenhuma outra religião, mas estudava no Colégio Sacramentinas e por gostar muito de cantar e tocar sempre era convidado a cantar nas missas e, mesmo não me dizendo católico, aceitava o convite.

Ao longo do tempo fui me deixando levar pela música, aprendendo várias canções do Escalada que o pessoal colocava nos folhetos dessas missas. Em especial “Há Uma Luz Maior” me emocionava muito, toda vez que eu cantava. Ano após ano eu via a galera que ia fazer o encontro voltando encantada, cantando e dançando as músicas e falando de Deus com o mesmo brilho nos olhos que Santa Cecília falava. Por essa influência da música e dos amigos que me cercavam, acabei me permitindo viver também aquela experiência e aqui estou até hoje, 8 anos depois.

Minha trajetória no Movimento é marcada por esse carisma, pelo “ser folclore”. A música é o meu dom e a minha forma mais verdadeira de servir a Deus. Tocando e cantando, abro meu coração pra tocar e ser tocado pelos irmãos à minha volta e sinto no uníssono das vozes, a unidade que é ser alpinista, e acima de tudo, que é ser cristão. É por isso, que ao final de toda reunião do Projeto Música que participo foi, é e sempre será especial dizer: Santa Cecília, padroeira dos músicos – rogai por nós.


Momento Projeto de Oração, Salvador, 22.11.2020










Outros Posts
bottom of page