O Rosário


Olá, alpinista!

No mês de outubro, celebramos a padroeira do nosso Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro. No entanto, além dela, celebramos outro título bem importante, o de Nossa Senhora do Rosário, dia 07 de outubro!

Tem gente que pensa que o rosário é repetitivo, gente que acha que tira o foco de Jesus... mas hoje vamos tirar essas dúvidas, tá?

O rosário não surgiu do jeito que o conhecemos logo. A princípio, os Monges do século X rezavam os 150 salmos, mas como nem todos sabiam ler, rezavam 150 Pai-Nossos ou 150 ave Marias, como uma forma de se colocar em oração.

No século XIII, os católicos estavam preocupados com o avanço do islamismo na Europa. São Domingos de Gusmão (fundador da ordem Dominicana) um dia estava em oração, pedindo algo que ajudasse nessa situação. Foi então, que nossa Senhora apareceu para ele pedindo para que rezassem a sua oração (o Salteário angélico - as palavras ditas por São Gabriel) para a conversão das almas. Assim, são Domingos "organizou" o rosário: seriam sequências de 10 Ave Marias e entre elas jaculatórias sobre a vida de Cristo, completando 150 Ave Marias. Depois de 2 anos de oração os católicos conseguiram impedir o crescimento do islamismo sobre o catolicismo na região.

Desde então, o rosário foi tomando a forma que tem hoje, sendo dividido em Mistérios e, mais recentemente, a adição dos mistérios luminosos por São João Paulo II durante seu papado. Hoje são 4 misterios: os Gozosos (a infância de Jesus), Luminosos (a vida pública de Jesus), Dolorosos (paixão e morte de Cristo) Gloriosos (a glória de Jesus).

Inclusive, o papa João Paulo II, era um fervoroso apoiador do rosário, tendo instituído em 2002 o ano do Rosário. Em sua carta apostólica disse assim: "Desde a minha juventude, essa oração teve um lugar importante na minha vida espiritual. A ele confiei tantas preocupações; nele, encontrei sempre conforto. Vinte e quatro anos atrás, no dia 29 de outubro de 1978, apenas duas semanas depois da minha eleição para a Sé de Pedro, quase numa confidência, assim me exprimia: «O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade. […] Hoje, no início do vigésimo quinto ano de serviço como Sucessor de Pedro, desejo fazer o mesmo. Quantas graças recebi, nesses anos da Virgem Santa, por meio do Rosário. Com efeito, recitar o Rosário nada mais é senão contemplar com Maria o rosto de Cristo”.

O próprio papa disse, é contemplar com Maria o rosto de Cristo. Maria conheceu Jesus numa profundidade que mais ninguém conheceu e, através do terço e da contemplação dos mistérios da vida de Cristo, Maria vai nos mostrando o caminho que devemos percorrer para enfrentar as dificuldades dos nossos dias.

Agora te convido a fazer um compromisso comigo! Nesse mês de Nossa Senhora do Rosário, te convido a rezar 01 terço por dia, topa? Pode ser no carro no caminho pro trabalho, no intervalo das aulas da faculdade, metade ao acordar e metade antes de dormir... o "como" você escolhe, o importante é rezar!

Que Nossa Senhora do Rosário, nossa Mãe Aparecida abençoe você.


Momento Projeto de Oração, Salvador, 12.10.2020










#momentoprojetodeoração #oração #rosario #nossasenhoradorosario #nossasenhoraaparecida

Outros Posts