Vocação - Igor, alpinista da 6ª Escalada Regular Jequié



O discernimento vocacional é um processo muito importante na vida cristã e, principalmente para os jovens. Identificar sua vocação envolve ouvir os chamados de Deus, orar por discernimento, buscar acompanhamento espiritual e corresponder, com amor, ao seu chamado pessoal! Por isso é sempre necessário rezar pelas vocações! Todos nós somos vocacionados por Deus, à missão que Jesus nos confia, à vida em plenitude e ao amor. Devemos buscar melhor compreender esse chamado que se reflete entre diversas vocações específicas: Matrimônio, Vida Religiosa, Vida Consagrada e o Sacerdócio. No Movimento Escalada temos alguns exemplos de alpinistas que buscaram dedicar-se ao seu chamado na Igreja. Conversamos com o Alpinista da 6ª Escalada Regular de Jéquie, Igor Viana, 18 anos, que recentemente ingressou no Seminário Propedêutico São João Maria Vianney. Ele nos conta sobre sua experiência vocacional e sobre a importância do seminário para o discernimento vocacional do jovem.


ME - O que te motivou a ingressar no seminário? IGOR - O chamado de Cristo, essa é a resposta. Vocação é um chamado que devemos responder com convicção e consciência. Cristo nos chama e cativa a todo momento, e como podemos ouvir a voz dele? Na oração, pois Vida de oração é fundamental. Creio que os pilares de um seminário devem ser: Oração, Formação, Discernimento vocacional e vida comunitária.Rezamos pelos seminaristas de toda a Santa Igreja. ME - Como é sua relação com as atividades da igreja? Já participava de alguma forma? IGOR - Então, eu desde pequeno participava da catequese e logo após a mesma eu ia nas missas dominicais, sempre muito atento, sentado na frente eu reparava em tudo. O padre sempre me cumprimentava e eu achava o máximo, até que num desses domingos o padre me chamou para ajudar ele em um batizado e me pediu somente para segurar a bacia pra ele, foi a melhor sensação de minha vida. Após esse dia ele me chamou a ser coroinha e ajudar ele na celebração, me fez uma túnica para vestir, eu comecei a servir e já fazem 10 anos e alguns meses que estou servindo ao altar. Servi na pastoral litúrgica como leitor e Salmista, após o meu encontro do Escalada comecei a cantar na missa como folclore e mais algumas outras atividades dentro das paróquias. ME - Você destacaria alguém que te inspirou em sua vocação? IGOR - Sim, todos temos uma inspiração quando temos um objetivo. Em relação a minha vocação eu destacaria um padre doado ao seu ministério, nele podemos ver que o sacerdócio não é só um apêndice, e sim o Centro de sua vida, destacaria o meu Pai Espiritual: Pe.Roberto Oliveira. ME - Qual a importância do seminário para o discernimento vocacional do jovem e para a Igreja?

IGOR - O Seminário além de ser um lugar para formação, é também um lugar de discernimento vocacional. Para que um jovem assuma a vida presbiteral é necessário um tempo suficiente para sua experiência de amadurecimento humano, afetivo, intelectual, comunitário e espiritual. Para crescer nesses pontos é necessário muita paciência, treinamento, fé e - porque não dizer - fracassos. Não é a quantidade de tempo que vai afirmar que o formando estará bem preparado e pronto para enfrentar os desafios da evangelização. Até porque depois do tempo de seminário, o Padre precisa continuar seu processo de educação, e de aperfeiçoamento, de estudos. Então o seminário é importante para isso: discernimento vocacional, amadurecimento humano, afetivo, espiritual e intelectual. Grato pela oportunidade de partilha, peço oração a todos pela perseverança dos seminaristas e pela confirmação dos sacerdotes em seu ministério. Nossa Senhora do Escalada, Rogai por nós.

#vocação #sacerdócio

Outros Posts