top of page

Estatuto

"O Movimento Escalada, na região nordeste, com origem na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, em 19 de janeiro de 1978, é uma associação privada de fies, conforme o código de direito canônico (Cân. 298 a Cân. 311)." 

Assim é que começa o Artigo 1° do Estatuto vigente do Movimento Escalada. A ideia da criação de um estatuto para o Movimento surgiu há 25 anos na época da primeira implantação que o Escalada em Salvador faria na cidade de Cruz das Almas.

A ideia de expandir o Movimento e evangelizar em outras cidades era muito grande e tornava-se cada vez mais concreta. Visto que isso aconteceria, os coordenadores do então Grupo de Coordenação, o antigo Apoio, perceberam que era importante formar a unidade em forma de documento, deixando as regras mais claras e sistematizando o que era o Movimento na época.

A partir daí foi criado o primeiro Estatuto, chancelado pelo Arcebispo da época, Dom Lucas Moreira Neves. A ideia era não deixar perder o carisma do Movimento: Ser Pessoa Em Clima de Oração.

Foi um momento muito marcante para o Escalada já que ali começavam nossas grandes ações missionárias! Com o passar dos anos, as implantações foram se tornando realidades cada dia mais concretas e o crescimento do Movimento tornou-se notável nas 12 cidades nas quais fazemos parte. Em 2015, percebeu-se que o estatuto estava defasado.

A essência era a mesma, mas muitos termos técnicos não eram mais os mesmos e a realidade do Movimento já não era mais aquela escrita há quase 25 anos. Pensando nisso, foi montada uma equipe juntamente com nosso Assistente Eclesiástico, Padre Mané, para a construção do novo Estatuto.

Mané foi peça importante na construção do antigo estatuto e também faria parte da história do novo. Durante o ano de 2016, essa equipe se reuniu periodicamente buscando unidade, trazendo o Movimento pra novas realidades e embasando tudo no Código de Direito Canônico da nossa Igreja.

Após essa construção, ele foi enviado para todas as cidades para que elas também fizessem suas observações e acrescentassem temas que não estavam presentes.

Logo depois dessas observações terem sido anexadas ao projeto do novo estatuto, no último CDC (Conselho das Cidades), a instância máxima para deliberar sobre disposições estatutárias, o Estatuto foi lido, discutido, e aprovado por todas as cidades.

Foi um final de semana de muita construção, de unidade, de percepção que somos uma grande família e que juntos somos mais, lutamos para que nosso Movimento seja ainda mais forte e possa alcançar mais e mais pessoas.

Mas ainda era necessário que ele fosse aprovado pela Arquidiocese para que fosse finalmente oficializado e reconhecido pela Igreja. Depois de aprovado por nosso Assistente Eclesiástico, o pedido foi feito pela atual coordenadora geral do Movimento, Lu Davanzo, em uma carta enviada ao Arcebispo Metropolitano, Dom Murilo Krieger.

No dia 11 de outubro de 2017 foi decretada a aprovação e determinado que fosse dado ao conhecimento de todos os membros do Movimento, transcrito no livro de tombo da Arquidiocese de São Salvador e arquivado.

São as grandes congregações, ordens e grupos religiosos que possuem estatuto aprovado e chancelado pela Arquidiocese.

O Escalada, com quase 40 anos de história, faz mais história, mostrando que ainda temos muito a crescer.

No último encontro anual, nos dias 14 e 15 de outubro de 2017, em Cruz das Almas, Mané anunciou a todos os alpinistas presentes a novidade da aprovação do estatuto.

Foi distribuída para cada cidade uma cópia do documento chancelado! Foi uma tarde emocionante e inesquecível na história do nosso Movimento!

Quase 40 anos evangelizando, falando de amor, levando o Cristo a todos que precisam de um motivo para viver!

Clique aqui para acessar nosso estatuto!
Novo Estatuto - Movimento Escalad
bottom of page