Maria, jovem alpinista
Para nós católicos, a anunciação do anjo a Maria, seguido do seu SIM cheio de AMOR a Deus, norteia a nossa fé. A partir dali iniciou-se verdadeiramente a espera Daquele que veio ao mundo para nos mostrar o caminho da salvação.
O papel de Nossa Senhora para a humanidade foi grandioso e ela o fez com perfeição.
Maria poderia apenas carregar em seu ventre e trazer ao mundo Jesus Cristo. Mas preferiu fazer muito mais. Conhecedora da palavra, cheia de amor a Deus e por trazer consigo esta vocação de mãe da humanidade.
Ela transborda de AMOR, nos ensinando com seu exemplo a ter PACIÊNCIA, FÉ, HUMILDADE, VIVER EM CLIMA DE ORAÇÃO, SILENCIAR À VONTADE DO PAI, SER SERVIÇO, EVANGELIZAR.
Uma das passagens bíblicas mais marcantes, principalmente para nós alpinistas, é a da visitação. Logo após a anunciação, Maria foi avisada pelo Anjo Gabriel que sua prima Isabel, apesar da idade avançada, esperava um filho. Dirigiu-se “apressadamente” à cidadezinha situada na aldeia de Ain-Karin. Tal viagem, de cerca de cem quilômetros através de região montanhosa, não estava isenta de fadigas e perigos, porém a Virgem Santíssima caminhava alegremente, não apenas pelo SERVIÇO, mas também porque sabia que levava consigo o Filho de Deus, o Salvador do Mundo.
Maria é também o rosto jovem da Igreja. Primeira alpinista, levou Jesus Cristo em seu ventre ao próximo. Exemplo de serviço e evangelização, Maria se faz peregrina e nos inspira a preencher novos espaços e estradas da vida, sem desanimar, sem se perder no caminho.
Todo alpinista, verdadeiro devoto de Nossa Senhora e pessoa em clima de oração, deve viver a vida assim: Fazendo Escalada, pleno e repleto de Jesus Cristo. Ir ao encontro do outro é a mais profunda expressão do amor divino.
Hoje, encerrando o mês Mariano, celebramos em nossa Igreja a festa de Nossa Senhora da Visitação, e este dia 31 de maio ganha um significado ainda maior para nós alpinistas. Maria visitou neste período todos os zonais, nos ensinando, através de suas inúmeras virtudes, o caminho da santidade e a necessidade do jovem se fazer presente na Igreja e na evangelização. Sair do comodismo e buscar oração e ação.
Deixemos que Maria faça a sua peregrinação em nossas vidas e em nossas casas, transformando tudo a sua volta, assim como fez com sua prima Isabel quando foi visitá-la.
Movimento Escalada em Salvador - Projeto de Oração, 31 de maio de 2019.