Mês Vocacional - Leigos



Agosto é o mês vocacional, período em que a Igreja nos convida a rezar por todas as vocações, na esperança de que cada uma seja despertada por Deus, no tempo de Deus e a serviço de Deus.

Por essa razão, cada domingo do mês é dedicado a uma determinada vocação, na busca pelo testemunho da santidade em toda Igreja.

Neste domingo, rezamos pelos leigos, aqueles que, batizados em Cristo, compõem a Igreja, mas não são ordenados.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, “A vocação própria dos leigos consiste precisamente em procurar o Reino de Deus ocupando-se das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus” (CIC, 898).

Assim, cabe ao leigo anunciar o Evangelho e fazer a diferença nos diversos ambientes em que atuam, sendo sal da terra e luz do mundo em comunhão com todos santos e santas.

Para que a missão seja plena, é indispensável uma vida de intensa oração e a experiência sacramental.

Somente através desse contato profundo com Deus conseguimos extrair forças para carregar e equilibrar a nossa cruz diária, que nos permite ser um sinal de Cristo na vida de quem nos cerca.

Vários são os chamados para os leigos. Na própria comunidade há espaço para que possamos participar ativamente das atividades cristãs, de acordo com os dons que nos foram dados.

Grupos de catequese, liturgia, pastorais, movimento de jovens, encontro de casais, entre outros, são apenas exemplos da inserção do leigo na Igreja, que nos permite fortalecer a fé e confiar na ação do Espírito Santo para o exercício da nossa vocação.

Por outro lado, a Igreja também conta com os leigos para a evangelização fora dos templos. Esta com certeza é a parte mais difícil, já que muitas vezes nos encontramos ambientes hostis ao Evangelho.

Nossa missão é tão importante que, este ano, estamos vivendo o Ano do Laicato, que busca justamente refletir sobre a missão de ser mensageiros do evangelho em todos os cantos do mundo.

Seja no trabalho, no colégio, nos ciclos de amizade, enfim, em qualquer canto que esteja distante da luz da Palavra, somos enviados por Deus para dar testemunho do Caminho, da Verdade e da Vida.

Pescadores de homens e mulheres, recebemos o ensinamento do Ser Pessoa em Clima de Oração para viver uma verdadeira Igreja em saída, que não teme em levar a Boa Nova a toda criatura.

Portanto, leigos e leigas, Deus nos chama para a santidade! Deus nos quer atuantes em busca da Felicidade!

Que Seu Amor nos ajude nessa vocação de ser instrumentos de Seu Reino!

#mêsvocacional #vocaçãoreligiosa

Outros Posts