top of page

Oração pelas famílias


Olá, alpinista!

Nesse momento de pandemia bem mais duradoura do que muitos esperavam, vivemos um momento impactante com nossas famílias. Seja por aqueles que estão longe e incapacitados de ver quem mais amam, ou seja por aqueles que estão convivendo de maneira tão mais intensa com suas famílias. O cotidiano de obrigações e afazeres tantas vezes distanciam os pais dos filhos, e nesse momento percebemos o quanto é importante a união. O indubitável é que essa instituição pode trazer muita força para enfrentarmos o dia a dia que tantas vezes está sendo cercado de incertezas e medo. Por isso, o Papa Francisco no início desse mês de julho, pediu que voltássemos nossas orações para as famílias:

A Igreja tem que animar e estar ao lado das famílias,

ajudando-as a descobrir caminhos que lhe permitam

superar todas estas dificuldades.

Rezemos para que as famílias no mundo de hoje

sejam acompanhadas com amor, respeito e conselho.


Diante desse tema, é inevitável refletir e nos espelhar na própria Sagrada Família, o exemplo perfeito do próprio Jesus Cristo, que fez questão de vir ao mundo em uma família para nos mostrar a importância que ela tem. Ele nos ensina que não existe um modelo certo de família, diante de Maria, uma mãe que aceita, sem nenhum planejamento, um desafio de gerar e criar o filho, que é o filho de Deus; e de José, um pai que acredita e acolhe Maria como sua esposa e o seu filho concebido pelo Espírito Santo. A Sagrada Família nos ensina de forma muito clara que o mais importante na família é o amor, que é a presença do próprio Deus, a Honra aos pais (Eclo 3, 3 – 6) e a fé: Maria, José e Jesus oram, participaram de peregrinação e vivem uma vida ativa na Igreja.

Então, para fazermos nossa oração segundo o desejo do papa, convido você a refletir um pouco mais a Oração pela Família, de padre Zezinho:


Que nenhuma família comece em qualquer de repente; Que nenhuma família termine por falta de amor – Toda família é fruto do planejamento de Deus, seja ela sonhada por anos ou por um só dia pelos pais, a própria Maria não planejava conceber o filho de Deus naquele momento, ela não havia se casado ainda e não esperava engravidar, mas Deus já sabia de tudo, e a base da família deve ser sempre em Deus. A falta do amor é a falta do próprio Deus, do perdão e compreensão, se a família não tiver o amor como seu alicerce, é muito mais difícil sua harmonia. Que possamos compreender os planos de Deus para nossas famílias.


Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente; E que nada no mundo separe um casal sonhador – O casal em si já é a família, e essa família é uma só unidade, que precisa estar em sincronia entre si, amar o outro por completo, pois o amor é o elo de fortalecimento para que se mantenham unidos. Que possamos ter Deus sendo o próprio amor que une nossas famílias.


Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte; Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois - O local que abriga a família deve ser um templo para eles, toda família merece ter um lugar digno para que possam morar, e que neste lugar somente a família tenha a maior importância, e não tenha interferências de outras pessoas que possam prejudicar sua harmonia. Que Deus possa proteger todas as famílias que por algum motivo não tenham moradia.


Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte; Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois – A esperança, a perseverança e o crescimento na fé são os horizontes do Cristão, o estudo, a ação e a oração são também o tripé dentro da família e é a missão dela. O ontem é o que Deus nos ensina sobre o passado através da Palavra, o hoje é nossa vida seguindo esses ensinamentos, e o depois é a esperança da vida eterna que Ele nos prometeu. Que nós possamos ter Deus como o horizonte de nossas as famílias.


Que a família comece e termine sabendo onde vai; E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai; Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor; E que os filhos conheçam a força que brota do amor! – A família deve ter consciência de sua importância, e do papel de cada um nela, que o pai possa carregar não só as obrigações de sustentar a família como muitas vezes pensa-se que apenas esse é seu papel, mas sim o amor de fazer parte dela e estar com seus filhos. A mãe, assim como Maria foi, é a figura carinho e cuidado, não que os outros membros não sejam, mas é uma representação de quem irá inspirar e semear esses sentimentos na família. Os filhos irão aprender sobre o amor com os seus pais e irão agir como um reflexo dos mesmos. Que cada um de nós possa compreender nosso papel e o caminho de nossa família em Deus.


Abençoa, Senhor, as famílias, Amém! Abençoa, Senhor, a minha também! – A benção de Deus é o reconhecimento de que necessitamos dEle, e pedimos a Sua presença; é a interferência concreta de Deus em nossas vidas. Pedimos para que ele abençoe a todos que amamos e que queremos o bem, e pedir isso mostra que entendemos sua superioridade e onipotência, e que somos devotos. Que saibamos pedir a benção de Deus para todos de nossas famílias e para todas as famílias.


Que marido e mulher tenham força de amar sem medida; Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão – O amor é o próprio Deus, e é o motivo do carinho, cuidado, companheirismo e do perdão. Sem o perdão, não se tem o amor por completo, precisamos saber pedir e dar o perdão, assim como Jesus nos mostrou, e se não conseguimos fazer isso dentro da própria família, não conseguiremos fazer em nenhuma outra situação. Que consigamos perdoar as imperfeições e erros de nossas famílias.


Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida; Que a família celebre a partilha do abraço e do pão! – Jesus escolheu vir ao mundo vivendo também a infância para nos mostrar a importância dessa fase na formação de cada pessoa, pois é justamente quando aprendemos com nossa família o que é viver, e para que vivemos. E essa família vai mostrar para a criança desde cedo os ensinamentos de Deus, um deles é a partilha, não só das coisas materiais como o pão, mas também a conexão sentimental de amor, através do carinho e cuidado como num abraço. Que saibamos partilhar nossas vidas com nossas famílias.


Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos; Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois – A fidelidade é muito importante entre a família, ela é natural quando há verdadeiramente amor, e é a principal resposta à confiança que deve existir entre os membros. A falta de confiança se manifesta como ciúme, que não faz sentido uma vez que se acredite no amor do outro, e causa desarmonia e desunião. Que sejamos fiéis e confiantes em nossas famílias.


Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho; Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois – Diante de todo o universo do que é uma família, o mais importante é a esperança “do céu”, que é a certeza de Deus, vivida hoje e para toda a Eternidade. Que nossas famílias possam crer em Deus sempre.

"Que a família comece e termine sabendo onde vai

E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai

Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor

E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!

Abençoa, Senhor, a minha também!"

Pe. Zezinho

Finalizamos então com o convite para que sigamos rezando pelas famílias e trilhando junto com nossa família o caminho de Deus. Vamos perseverar na fé com nossos pais, filhos e irmãos para que possamos ser fortalezas para o outro. Obrigado e que Deus nos abençoe!


Momento Projeto de Oração, Salvador, 31.07.2020










Outros Posts
bottom of page