top of page

O jejum como um caminho para a intimidade com Deus



No Tempo da Quaresma a igreja nos propõe um tripé: oração, jejum, esmola (caridade). Para melhor vivermos esse tempo, precisamos entender que Quaresma é um Tempo de Esperança, de fé, de proximidade com Deus.


Tempo de retorno, tempo propício para retomarmos, ou iniciarmos uma vida de oração, uma vida mais conectada ao sagrado.


O Jejum que fazemos nesse período precisa nos levar à uma vida de oração, à caridade, uma tem que estar ligado ao outro, para podermos vivenciar, de fato esse tripé.


"Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á. Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa"

(Mateus 6, 1-5).


O jejum no tempo da quaresma precisa gerar frutos de conversão. O não comer, ou se restringir a algo que nos dá prazer, precisa ser uma via de mão dupla, estando atentos ao que entra, estarmos também atentos ao que sai do coração. Conectar o coração com as coisas que trazemos para dentro, para atentarmos ao que tem saído de nós. O que tem saído de mim (do meu coração), edifica? Faz bem a mim mesmo? Ao outro? Ao mundo? Oportunidade de vivermos esse deserto, para manter a cruz do Ser Pessoa em equilíbrio.


Muitas vezes comemos sem vontade, comemos ou fazemos algo por compulsão, por vicio, por ansiedade, porque estamos tristes, porque estamos felizes, assim, o jejum é essa oportunidade de prestamos mais atenção a nós mesmos, uma oportunidade de vivemos com propósito. Na maioria das vezes levamos uma vida sem propósito, quando fazemos um proposito, tudo ganha sentido, colocamos nossa atenção, nossa inteligência, e estabelecemos conexão, religamos, acontece o ‘religare’, experimentamos na terra o sagrado, e assim, com o coração voltados para Deus, rezamos melhor, abrimos os olhos para enxergar as necessidades do próximo, colocamos em equilíbrio a nossa cruz, e nos preparamos melhor para ressuscitarmos com Jesus na Páscoa.

Feliz Quaresma! Feliz vida nova!

Momento Projeto de Oração - Salvador, 24 de março de 2020

Outros Posts
bottom of page