Santo Inácio de Loyola
Filho mais novo de treze irmãos, criado para pertencer a aristocracia, foi o fundador da Companhia de Jesus. Santo Inácio de Loyola teve sua conversão após sofrer um acidente durante a Batalha de Pamplona, em 1521.
O ferimento na tíbia forçou-o a ficar de repouso. Na ocasião, abandonou os romances de infantaria e cavalaria que tanto lhe agradavam para ler sobre a vida dos santos e a Paixão de Cristo.
Durante essas leituras, a graça de Deus tocou o seu coração. Após a sua recuperação, Santo Inácio decidiu não mais travar batalhas mundanas, mas espirituais. Entregou sua espada aos pés da Virgem Maria e devotou sua vida a conversão daqueles que não conheciam a Cristo. Morou durante um ano em uma caverna, solitário e passando necessidade como penitência, esse período resultou em um dos mais importantes resultados de sua obra: o livro “Exercícios Espirituais”.
O tamanho do legado deixado por Santo Inácio de Loyola foi proporcional a sua coragem: anos mais tarde, junto a outros seis amigos, entre eles São Francisco Xavier, fundou a companhia de Jesus com a missão de formar e enviar missionários para evangelizar em terras distantes. Hoje esta é uma das maiores ordens religiosas da nossa Igreja.
Hoje, dia 31 de julho, comemoramos a memória desse santo. Que possamos nos inspirar em sua vida que deu tudo de si para servir a Deus, entregando a Ele até mesmo a sua liberdade e memória. Que sejamos capazes de entregar tudo o que temos e somos e todas as nossas vontades para viver o plano Dele para cada um de nós. Que sejamos capazes de colocar nossos dons, presentes do Espírito, para o Seu serviço. Que apenas a graça de Deus nos baste e nada mais seja necessário pedir.
Rezemos juntos a oração de Santo Inácio de Loyola, meditando cada uma dessas palavras, para que elas floresçam em nossos corações.
Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!
“Tomai Senhor, e recebei
Toda minha liberdade,
A minha memória também.
O meu entendimento
E toda minha vontade.
Tudo que tenho e possuo,
Vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes,
Com gratidão vos devolvo:
Disponde deles, Senhor,
Segundo vossa vontade.
Dai-me somente
O vosso amor, vossa graça.
Isto me basta,
Nada mais quero pedir.”
Movimento Escalada em Salvador - Projeto de Oração, 31 de julho de 2019.