Tema Anual 2019
MOVIMENTO ESCALADA: O ROSTO JOVEM DA IGREJA PARA OS JOVENS E PARA O MUNDO
Mas, que rosto queremos mostrar, que rosto temos? O que queremos dizer?
Um tema anual que começa com perguntas talvez seja novidade em todos os
anos desde que ele existe. Sempre afirmo, a partir do meu olhar cada vez menos
jovem, o que deve ser pensado, rezado, refletido durante o ano.
Acabamos de viver o Sínodo para a Juventude. Sínodos são reuniões com
bispos que representam a Igreja presente em todo o mundo, para refletir sobre um
tema específico proposto pelo Papa. Alguns especialistas assessoram os bispos que,
no fim, apresentam um documento ao Papa. O Papa lê e, partindo das contribuições,
escreve o documento final.
Tema Anual 2018
O AMOR DE DEUS EM NÓS, ENTRE NÓS E A PARTIR DE NÓS. 40 ANOS DE AMOR EM MOVIMENTO
Como árvore frondosa e frutífera que nasce pequeno rebento e vai sendo alimentada durante anos pela seiva que corre por caule, galhos e folhas até produzir frutos, oferecer sombra e embelezar a paisagem, nascemos despretenciosamente da semeadura de um jovem religiosa que desejava apenas proporcionar aos alunos um tempo de mergulho em si, encontro com o outro, experiência de Deus e reflexão sobre o mundo. Nascia o “Ser Pessoa em Clima de Oração”.
Uma seiva já circulava naquele pequeno broto e, por conta dela, ele cresceu e cresce.
Tema Anual 2017
NOSSA SENHORA DO ESCALADA: MODELO DE ALPINISTA PARA O ANO MARIANO E PARA A VIDA CRISTÃ
Em 12 de outubro de 2017 celebraremos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul. Foi um presente de Deus para aqueles pescadores, aquela comunidade e para todo o povo brasileiro que ganhou, naquela imagem tão identificada com os pobres mais pobres do seu tempo, um título seu para a intercessora de todas as graças, Maria de Nazaré.
Tema Anual 2016
MOVIMENTO ESCALADA: SINAL DE MISERICÓRDIA JUNTO À JUVENTUDE
Com um documento chamado Bula, o Papa Francisco proclamou o ano de 2016 como um ano de Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Logo no início do Bula Procurando Misericórdia o Papa nos lembra que “Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai.”
Tema Anual 2015
ESCALADA EM SAÍDA, ANUNCIANDO O EVANGELHO DA ALEGRIA
Estamos vivendo um tempo dei rances desafios e de grandes horizontes. Ser Igreja consiste hoje, acima de tudo, em se colocar em constante diálogo entre tempo e eternidade, céu e terra, compromisso com transformações na comunidade cristã e no mundo a partir da Pessoa de Jesus Cristo.
Tema Anual 2014
VAMOS, SEM MEDO, SERVIR
Copacabana fervilhava de gente, éramos mais de 3.500.000 pessoas de todo mundo, alpinistas da Bahia, Sergipe, Pernambuco, São Paulo e Brasília. Muitos havíamos participado daquele inusitado Encontro Anual 2013, sobre a marquise, na Candelária.
Era a Missa do Envio Missionário, encerrando aquela JMJ, a nossa JMJ. Pela primeira vez o Movimento Escalada participava de forma tão representativa de uma Jornada e, no coração de cada um, o desejo forte de que não fosse a ultima.
Tema Anual 2012
SER ALPINISTA É SER IGREJA
“Este é o desejo do meu coração. Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se estiverdes a namorar, formai grupos de estudos e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet! Tendes de saber o que credes. Tendes de estar enraizados na fé ainda mais profundamente que a geração dos vossos pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação.”
Tema Anual 2010
MOVIMENTO ESCALADA: PESSOAS EM MISSÃO CONTINENTAL - NOSSA VOCAÇÃO É MISSÃO
Todos sabemos que em 2007 todos os Bispos da América Latina e Caribe estiveram reunidos em grande assembléia, no Santuário de Aparecida. O Papa Bento XVI esteve presente na abertura, dando apoio e traçando os rumos do evento.
Daquele encontro saiu o Documento de Aparecida com as determinações pastorais para a Igreja no nosso continente.
Tema anual 2009
Escalada: mergulho no eu, encontro com o outro, com o mundo e com Deus
Ser alpinista é ser depositário de um tesouro. Um tesouro em vasos de barro. O tesouro é o dom do carisma que Deus entregou a Gília: Ser pessoa em clima de oração. O vaso de barro somos nós, com nossos limites e possibilidades. É isso que somos: vasos de barro carregando um tesouro que Deus nos deu.