Tema Anual

2018
​O AMOR DE DEUS EM NÓS, ENTRE NÓS E A PARTIR DE NÓS

40 ANOS DE AMOR EM MOVIMENTO

Como árvore frondosa e frutífera que nasce pequeno rebento e vai sendo alimentada durante anos pela seiva que corre por caule, galhos e folhas até produzir frutos, oferecer sombra e embelezar a paisagem, nascemos desprenteciosamente da semeadura de um jovem religiosa que desejava apenas proporcionar aos alunos um tempo de mergulho em si, encontro com o outro, experiência de Deus e reflexão sobre o mundo. Nascia o “Ser Pessoa em Clima de Oração”.

Uma seiva já circulava naquele pequeno broto e, por conta dela, ele cresceu e cresce.

 

“Deus é amor!” (1 Jo 4, 8)

 

O rebento não cresceria se por ele não circulasse o Amor, o próprio Deus. O Amor de Deus é seiva de vida que percorre troncos, galhos e folhas, gerando frutos. Circula em nós; circula entre nós; circula a partir de nós.

 

O Amor de Deus, o Deus de Amor circula em nós e podemos perceber esta força, uma lufada de vento que anima, mobilize, restaura, inspira palavra e gestos. Mas, acima de tudo, dá um conteúdo imponderável que não cabe em nenhuma palavra. Dá um sentido à vida que ressignifica a existência, o sentir, o agir, o viver, enfim. Esta presença faz toda a diferença, sem ela o fazer viver seria um sem sentido constante e as alegrias seriam imputadas, simplesmente, às nossas capacidades e as tristezas se tornariam abismos de frustração e dor. Mas o Amor em nós aponta horizontes largos e nos oferece sentimentos de plenitude.

 

Entre nós, o amor de Deus gera comunhão que não exclui a diversidade dos nossos dons e capacidades, nossos limites e possibilidades. Somos diferentes e é tão bonito que seja assim. Histórias de vida, cultura, escolhas cotidianas fazem de nós pequenas pedras disformes que, sem Ele, poderiam se tornas instrumentos de feridas e dor. O que nos une? O que nos distingue? Quem usa tantas pedrinhas para construir mosaico de beleza e paz? O Amor de Deus entre nós. É amalgama que une as nossas diferenças fazendo com que professemos uma só fé, tenhamos um só batismo, pertençamos a uma comunidade universal que extrapola os nossos limites e nos sintoniza em uma comunhão que ilumina o mundo. Entre nós, o Amor de Deus gera uma alegria indizível, uma paz inquieta, uma comunhão profunda em torno do ideal que é o nosso carisma original.

 

Mas, por ser amor, não é ensimesmado, não se satisfaz em nos realizar, mas ao contrário, impulsiona o nosso agir e, através de nós, deseja contaminar o mundo, animar a Igreja, transformar a realidade. Através de nós o Amor de Deus toca crianças, adolescentes, jovens e adultos; faz olhos brilharem com a presença alpinista, ilumina cantos escuros, derruba muros, levanta caídos e desanimados.

 

Em nós, entre nós e a partir de nós o Amor de Deus gerou, criou e alimenta um Movimento há 40 anos. No Movimento Escalada, o Amor de Deus possibilita um movimento de pessoas, de famílias e comunidades gerando força do Bom, do Bem e do Belo, expressões deste mesmo Amor. Louvar e seguir. Agradecidos e insatisfeitos. Mobilizados e abertos à Graça de Deus que encaminha para novos caminhos. Que Deus nos ajude.

 

Manoel Oliveira Filho (Pe. Mané)

Bahia - Pernambuco - Sergipe

© 2016 por Movimento Escalada.