Tema Anual

2015
ESCALADA EM SAÍDA, ANUNCIANDO O EVANGELHO DA ALEGRIA.

Estamos vivendo um tempo de grandes desafios e de grandes horizontes. Ser Igreja consiste hoje, acima de tudo, em se colocar em constante diálogo entre tempo e eternidade, céu e terra, compromisso com transformações na comunidade cristã e no mundo a partir da Pessoa de Jesus Cristo.

O fato é que, diante de um mundo tão grande, diverso, contraditório, o Evangelho continua a oferecer a resposta, o caminho, a verdade e a vida. Não podemos, portanto, nos acomodar, com medo do grande esforço que exige ser sal da terra e luz do mundo, ou nos deixar acuar pelas forças do mal que insistem em pregar, de novo, Jesus na cruz da secularização e do individualismo.

O Papa Francisco nos enviou e nós, Movimento Escalada, respondemos: Vamos, sem medo, servir, como tema anual de 2014.

Continuamos seguindo os passos de Jesus Cristo com o Papa com o tema de 2015.

Ele convidou a Igreja a ser Igreja no caminho, afirmando mais de uma vez que nos prefere feridos na estrada do que acomodados por estarmos auto referenciados. Ele pede que sejamos Igreja em saída.

Igreja em saída significa que cada chegada deve ser, obrigatoriamente, ponto de partida, busca nova, desejo novo de começar sempre. Uma incomodação para amar, servir e anunciar mais e melhor. Isso deve permear a vida cristã e não pode ser diferente com nosso Movimento.

Onde chegamos? O que alcançamos, pessoal e coletivamente, como alpinistas? É apenas momento de recomeço.

Lembrar São João Paulo II nunca é demais: “Evangelizar com novo ardor, novos métodos, nova metodologia”. Foi assim que o Papa Peregrino nos animou a entrar nos anos 2000.

Mas, em saída, para que? Para anunciar o Evangelho da Alegria.

Recebemos o nosso carisma como um dom de Deus. Ser pessoa em clima de oração, com o encontro Escalada do jeito que foi concebido, é um tesouro a ser guardado, preservado e animado como um dom é uma responsabilidade. Especialmente por Ele anunciamos o Evangelho da Alegria e, a partir Dele, podemos muito mais.

Não anunciamos regras e definições, embora elas sejam importantes e necessárias. Anunciamos Jesus Cristo, o Evangelho, Boa notícia de Deus, através do nosso carisma e da nossa missão.

Escalada em saída, anunciando o Evangelho da Alegria, quer ser um projeto anual. Ou isso ou é nada. É um escutar o Papa Francisco e pensar onde ainda é preciso chegar. Talvez muito perto. Quem sabem em longe… sem dúvida, muito profundo no coração de quem quer que seja.

Que Deus nos ajude a difundir e viver.

Pe. Mané


Bahia - Pernambuco - Sergipe

© 2016 por Movimento Escalada.