top of page

Tema Anual

2010
MOVIMENTO ESCALADA: PESSOAS EM MISSÃO CONTINENTAL - NOSSA VOCAÇÃO É MISSÃO

Todos sabemos que em 2007 todos os Bispos da América Latina e Caribe estiveram reunidos em grande assembleía, no Santuário de Aparecida. O Papa Bento XVI esteve presente na abertura, dando apoio e traçando os rumos do evento.
 

Daquele encontro saiu o Documento de Aparecida com as determinações pastorais para a Igreja no nosso continente. Desde 2007 o Movimento Escalada vem caminhando em sintonia com o que pedem os nossos bispos e, por isso, já tivemos aprofundamento sobre a leitura orante da Bíblia e temas anuais em 2008 e 2009 que falam e nos animam a viver nesta comunhão.
 

Agora estamos vivendo uma nova etapa que é a Missão Continental. Os bispos nos falam no úmero 551 do documento:
A Missão Continental "procurará colocar a Igreja em estado permanente de missão. Levemos nossos navios mar adentro, com o podereso sopro do Espírito Santo, sem medo das tormentas, seguros de que a Providência de Deus nos proporcionará grandes surpresas."
 

Mais uma vez somos, portanto, chamados a viver esta comunhão que, aliás, muito tem a ver com a natureza do Escalada.
 

Nossos somos, por vocação, missionários. Mesmo quando não estamos nas Escaladas Missionárias, estamos em missão. E precisamos estar mais ainda. Existem muitos jovens que precisam conhecer Jesus Cristo e, vivendo o seu ser pessoa em clima de oração, exercer a sua liderança no mundo e na Igreja.
 

Um olhar mesmo superficial sobre a sociedade, sobre o momento histórico que vivemos nos diz da urgência de pessoas missionárias no mundo. De gente que se saiba ser em relação levando uma notícia boa, Jesus Cristo, para os irmãos.
 

Passar um ano pensando a nossa identidade missionária significa passar um ano pensando a nossa natureza, o que nos configura como batizados e alpinistas. Viver um ano rezando a nossa vocação missionária siginifica buscar forças em Deus para sermos fieis ao que, de fato somos.
 

Que do nosso pensar e do nosso rezar cresça um novo agir guiado por Maria, Nossa Senhora do Escalada, e fortalecido e inspirado pelo Espírito Santo. Amém.

Padre Mané 

bottom of page