Semana Santa



Desde domingo, com a caminhada de Ramos entramos na Semana Maior, a Semana Santa. Reparem, queridos alpinistas: Não é feriadão, é semana mais importante da história da humanidade. É o momento que em oração, recordamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Relembremos brevemente: no domingo de Ramos as pessoas acolhem Jesus espalhando roupas pelo chão e cortam ramos para dar-lhe boas vindas. São Lucas descreve essa cena:“Quando já se ia aproximando da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, tomada de alegria, começou a louvar a Deus em altas vozes, por todas as maravilhas que tinha visto. E dizia: Bendito o rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto dos céus! "(Lc 19,37-38).

Na véspera da sua morte na cruz, Jesus manifesta o desejo de encontrar-se continuamente conosco e, nessa noite realiza o maior dos seus milagres: a Eucaristia! E, na sexta -feira , a Sexta da Paixão, aparece a contradição do coração humano, a multidão se volta para Jesus e grita: crucifica-o , crucifica-o! E, assim vivemos há 2017 anos um dia de silêncio e oração.

Estamos lançando um convite: Viver a Semana Santa! Esse é o nosso compromisso como cristão. Lembrem de meditar sobre o significado da cruz. Quantas vezes Deus permite que carreguemos a cruz de nossos problemas, mas quando chegamos ao Calvário, Jesus assume nosso lugar?

Chega o sábado com a Vigília Pascal. Esta é uma das celebrações mais antigas da Igreja. É a espera da ressurreição. Muitos são os símbolos usados para nos ajudar a viver o significado profundo desta noite santa. O sacerdote acende o fogo novo, sinal da força do Espírito de Deus para avivar a chama da nossa fé. A Igreja escura, recorda como é o mundo sem Deus. Acender as velas aponta para Jesus, luz do mundo, e renova no coração de todos a alegria e esperança. A benção da água e a renovação das promessas batismais, demonstra o nosso valor aos olhos de Deus: somos Seus filhos amados, ninguém esta excluído deste amor!

E, nessa semana de intensa oração, nos preparamos para o grande dia: Domingo de Páscoa! Dia de vivermos a certeza de que não estamos sós! Cristo vive!

Esta é hora de Deus para a sua vida! Levante os ramos acolhendo Jesus no coração. Entre na sala do cenáculo contínuo da santa missa. Una-se à doce Virgem Maria e ao discípulo amado aos pés da cruz. Acenda a luz da nova vida, renovando a graça da sua amizade com Jesus. E por fim no Domingo de Páscoa, eleve o seu canto de Aleluia!

E lembre-se: Foi por todos nós!

Para ajudar os alpinistas a viver a Semana Santa, o Movimento Escalada disponibiliza abaixo a PROGRAMAÇÃO DAS PARÓQUIAS. Estamos inseridos em Salvador e Lauro de Freitas.

Igreja da Ascensão do Senhor

12 de Abril - Dia da Misericórdia

Confissões - 8h às 12h - 14h às 15h - 20h às 22h

Via Sacra - 19h30

<