top of page

Calendário Temático 2025

 

10.MAR A 16.MAR - TEMA LIVRE

 

03.MAR A 09.MAR - ESTUDO – QUARESMA – UM TEMPO DE APROFUNDAMENTO PARA OLHAR COM CUIDADO  A CRIAÇÃO

Objetivo

Aprofundar o conhecimento sobre o período da quaresma e motivar os alpinistas a exercerem seus pilares (jejum, oração e penitência), louvando pela beleza da criação. 

Quaresma

Ao longo desses dias, começamos a nos preparar para a festa mais importante do calendário litúrgico cristão: a Páscoa. Essa preparação é o que caracteriza o tempo da Quaresma, um período de 40 dias em que somos convidados a fazer uma revisão de nossas vidas e vivenciarmos fortemente o Evangelho. Pautados nos pilares da oração, jejum e esmola, viveremos um tempo de conversão ao Senhor e ao que Ele quer de nossa vida no mundo, buscando, também, o perdão dos pecados. Como traz o Papa Francisco, a igreja nos convida a “preparar os nossos corações e a abrir-nos à graça de Deus para podermos celebrar com grande alegria o triunfo pascal de Cristo, o Senhor, sobre o pecado e a morte”. Em especial, com o ano jubilar, peregrinamos juntos para exercitar fortemente o nosso carisma no tempo quaresmal. 

A quaresma é também tempo especial para que possamos descobrir o sentido do sofrimento e da morte do senhor, assim como entender melhor a maldade e crueldade do pecado grave, redescobrindo a grandeza do amor de Deus por nós. A Quaresma é um tempo litúrgico, de graça e santificação. Não é um tempo de tristeza e sim favorável à oração, aprofundamento e renovação da vida cristã.  Para bem vivermos o período quaresmal é importante praticar o jejum, a penitência e a caridade. Atos que nos ajudam a  colocar Deus na parte de cima da Cruz do Ser Pessoa. O jejum nos ajuda a refletir e a vencer tudo aquilo que está em excesso em novas vidas e retira nosso olhar para Deus, como o uso exagerado de redes sociais, jogos online, alimentos não saudáveis e hábitos que nos afastam da oração. O jejum poderá nos ajudar a substituir um hábito por um momento de oração e conexão por Deus, por exemplo.

A penitência é um sacramento que a igreja nos proporciona para que estejamos mais perto de Deus. Temos a oportunidade mais forte neste tempo de curarmos nosso coração da mancha do pecado, da falta de perdão e de rezar para aprofundar nossa relação com o divino, fortalecer a nossa fé e a equilibrar nossa cruz. A caridade é a ação do amor de Deus através de nós, é o que move nossa alma para acolher o próximo. A caridade pode ser exercida de muitas maneiras desde alimentar o próximo que não tem a comida até acolher pessoas tristes, desesperançosas, perdoar e ter o coração movido pelo Espírito Santo e pela compaixão. Em 2025, O Papa Francisco nos convida a caminhar juntos na esperança, para que o tempo quaresmal seja também de graça e transformação “caminharemos juntos  na esperança”. 

A cada ano a igreja do Brasil (CNBB) escolhe um tema e um lema para a campanha da fraternidade no período quaresmal e em 2025 foi escolhido o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”. 

O tema foi escolhido principalmente devido a eventos marcantes de 2025, como os 800 anos do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, e os 10 anos da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

Para nós, a Ecologia Integral é também espiritual. Professamos com alegria e gratidão que Deus criou tudo com seu olhar amoroso. Todos os elementos materiais são bons, se orientados para a salvação dos seres humanos e de todas as criaturas. Assim, “Deus viu que tudo era muito bom!

Nós como católicos devemos adotar postura ativa para as necessidades da natureza, afinal a omissão também é um pecado. A natureza clama por socorro e o papel do homem é cuidar de todas as obras de Deus. Em 2025 somos convidados a refletir e a direcionar nosso período quaresmal e nossas ações de jejum, penitência e caridade à promoção da Ecologia Integral, prestando atenção que deixar de cuidar da nossa casa comun é um pecado que nos afasta de Deus e da sua criação. Vamos com esperança,  contemplar e cuidar da nossa casa que é templo do Espírito de Deus.

Exemplo prático: reciclagem nas nossas casas, diminuir poluição, refletir sobre as diversas formas de agressão à ecologia como Sonares de navios podem causar morte de golfinhos e baleias; ilha de lixo. 

Sugestão Bíblica: Gênesis 1, 1-31; Mateus 4, 1-11.

Sugestão de Músicas: Cântico das criaturas de São Francisco de Assis, Oração de São Francisco, Banquete Pascal. 

Sugestão de dinâmica: Vídeo interativo com imagens da natureza devastada e discussão sobre os sentimentos após as imagens.

Sugestão de oração: Oração da CF 2025.

Material de apoio: livro da CNBB; via sacra.

 

24. FEV A 02. MAR – ORAÇÃO –  ECOAR O AMOR DE DEUS: COMO AVIVAR A FÉ DAS PESSOAS 

Objetivo

Estar em oração para identificar os sinais do amor de Deus em nossas vidas, além de levarmos o Cristo para as pessoas que nos rodeiam. 

Texto

Quando temos um encontro profundo e pessoal com Deus e escolhemos caminhar na vida cristã, somos convocados à missão de levar o amor de Cristo para todos ao nosso redor. Dessa forma, nós enquanto cristãos e alpinistas, devemos estar em constante conexão com a nossa espiritualidade, atentos aos sinais do amor de Deus em nossas vidas. 

Além disso, ao pensarmos em nossa Cruz do Ser Pessoa, percebemos que a intimidade com Deus transforma nossas vidas através do amor, que deve ser transmitido ao nos relacionarmos com as outras pessoas que cruzam nossos caminhos. Em muitos momentos, Deus nos envia para reavivar a chama que está dentro das pessoas ao nosso redor, através da evangelização e da nossa intercessão. 

Portanto, é importante estar em oração constante e buscar estar conectado com Cristo, para que a nossa evangelização alcance, pela via do amor, o outro que está ao nosso lado. Que sejamos instrumentos do Espírito Santo para avivar a fé e a esperança. 

Sugestão Bíblica: Lucas 22:32 

Sugestão de Músicas: Teu amor, Ecoar, Deus, Farol de Deus


 

17.FEV A 23.FEV - COMPORTAMENTO – SER PRESENÇA É MUITO MAIS DO QUE ESTAR PRESENTE

Objetivo

Refletir sobre o que significa estar ativamente presente em nossas atividades cotidianas e sobre ser presença enquanto pessoas em clima de oração.

Ser presença X Estar presente

Nos dias atuais, nos confrontamos com o hábito de realizar muitas atividades ao mesmo tempo, quando estamos, por exemplo, assistindo uma aula enquanto enviamos uma mensagem, ou quando estamos reunidos com amigos e checamos demandas de trabalho. Situações como estas, frequentes em nossas vidas, levam ao questionamento: como estamos sendo presentes nos momentos importantes do nosso cotidiano?

A partir dessa pergunta, nos confrontamos com a diferença entre “estar presente” e “ser presença”. A primeira expressão pode ser interpretada aqui como estar participando de algo sem colocar sua atenção plena, seus afetos, seus dons e sua capacidade de reflexão no que está sendo vivenciado. Já a segunda, é possível de se entender como a capacidade de experienciar plenamente alguma situação, com a mente, o corpo e o espírito atentos ao momento.

Dessa forma, é possível refletir sobre a nossa Cruz do Ser Pessoa, e como essa dificuldade em nos manter atentos pode impactar também em como está nossa relação conosco, com Deus e com o outro, afinal, para buscar o equilíbrio desses fatores precisamos estar constantemente conectados com o momento presente, estando espiritualmente e mentalmente voltados a Deus.

Tendo isso em vista, como podemos ser, de fato, presença no nosso cotidiano para que o nosso carisma de Ser Pessoa em Clima de Oração transpareça em nossas atitudes?

Sugestão Bíblica: Efésios 5, 15-16.

Sugestão de Músicas: Todos os sinais, Tempo de Escutar, Identidade.

 

10.FEV A 16.FEV - TEMA LIVRE

 

Comentários


Outros Posts
bottom of page