Corpus Christi


Olá, alpinista!

Na quinta-feira, 11 de junho de 2020, celebramos uma festa cristã que nos acostumamos a chamar de Corpus Christi ou, em bom português, de o Corpo de Cristo. Festejamos neste dia, portanto, nada mais e nada menos do que um dos mais relevantes Sacramentos da nossa fé cristã: o Sacramento da Eucaristia.

Caro alpinista, provavelmente, você já deve ter percebido que esta festa não acontece todos os anos na mesma data e há uma razão para isso. Algumas datas do Calendário Litúrgico da nossa Igreja obedecem a um calendário lunar e, como há uma diferença matemática na contagem dos ciclos lunares – 28 ou 29 dias – e dos meses do ano – 28, 30 e 31 dias – geralmente não há coincidência de datas na celebração de um ano para o outro.


Aliás, é por causa dessa “contagem lunar” do calendário que a Páscoa e a Quarta-feira de Cinzas também não caem sempre na mesma data. Bom, mas ciclos lunares e Calendário Litúrgico são assuntos para um outro momento. Vamos simplificar?


Podemos dizer, sem medo de errar, que a celebração do Corpus Christi acontece sempre na segunda quinta-feira após o Pentecostes, que é o dia que marca o término do Tempo Pascal do nosso Calendário Litúrgico. Podemos afirmar também que, embora haja uma mobilidade na data, o Corpus Christi ocorre (e ocorrerá) sempre em uma quinta-feira.


Mas por que sempre em uma quinta-feira? Novamente, há uma explicação para isso. Como dito antes, a festa de Corpus Christi celebra o Sacramento da Eucaristia, o Jesus Eucarístico, e exalta o nosso gesto de comunhão espiritual com Deus através da Hóstia Consagrada. Ora, não foi durante a Santa Ceia – numa quinta-feira – que Jesus consagrou o Pão e o Vinho, instituindo o Sacramento? Nada mais justo e adequado do que relembrar e comemorar o Sacramento da Eucaristia do que no dia de Sua instituição.




É durante a festa de Corpus Christi que são elaborados os ornamentos e tapetes com mensagens e imagens religiosas que, possivelmente, você já viu ou mesmo participou da elaboração. E por que se faz isso?


Esse costume teve início logo que as primeiras procissões festivas começaram. Corpus Christi é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento, ou seja, o próprio Jesus Eucarístico, sai às ruas para abençoar e encontrar as famílias, as pessoas, a comunidade. Em honra a Sua visita, os fiéis criaram o hábito de produzir esses tapetes, confeccionados com os mais diversos materiais, e de enfeitar as próprias casas com flores e oratórios. Afinal, quem não arruma a casa antes de receber uma visita?


Mas, finalmente, por que a Eucaristia é tão importante e merecedora de uma data comemorativa em nosso calendário? Qual a importância desse Sacramento para nós católicos?



São João Paulo II inaugura a Encíclica Ecclesia de Eucharistia dizendo: “A Igreja vive da Eucaristia”. Portanto, nós, povo de Deus e rosto da igreja, só vivemos verdadeiramente se for através da Eucaristia, recebendo o Cristo e disseminando as suas ideias de Amor ao próximo com humildade, sem vaidades.


Jesus é para nós, também, o sustento em meio a todas aflições que encontramos neste mundo.

É através Dele que mantemos a nossa fortaleza.


Por isso, considerando a extrema importância do Santíssimo Sacramento que, mesmo neste momento excepcional enfrentado por todos nós, os festejos religiosos de Corpus Christi continuaram!


Se possível, assista à Missa e as Adorações ao Santíssimo de forma não presencial – elas serão transmitidas em diversos meios de comunicação.


O momento que atravessamos é extremamente delicado. É preciso que todos nós colaboremos. Com fé em Deus, conseguiremos ultrapassar mais essa dificuldade.


Momento Projeto de Oração, Salvador, 13.06.2020










#momentoprojetodeoração #oração #santíssimosacramento #corpuschristi

Outros Posts

Bahia - Pernambuco - Sergipe

© 2016 por Movimento Escalada.