top of page

Dicas de livros e filmes católicos

Fala, Alpinista!

Quer dicas para se inspirar, ler, assistir e aprofundar-se na fé nesse período em que precisamos ficar em casa? Aqui abaixo são sugestões de livros e filmes católicos que os alpinistas deram através das redes sociais. Alguns possuem versões em PDF na internet. Confira!

Imitação de Cristo – Tomas de Kempis

A Imitação de Cristo, obra mais difundida da espiritualidade cristã depois da Bíblia, pode ser considerada um clássico da literatura cristã. Trata-se de uma coletânea de reflexões escritas em estilo simples, destinadas a alimentar a vida espiritual dos cristãos.

A obra divide-se em quatro partes chamadas livros, subdivididos em pequenos capítulos: o primeiro, traz conselhos úteis para a vida espiritual; o segundo, traz exortação à vida interior; o terceiro, trata da consolação interior; e o quarto, do Sacramento da Eucaristia. (Resumo Editora Paulinas)

As confissões - Santo Agostinho

Escritas dez anos após sua conversão (397-400), as Confissões são, ainda hoje, modelo de narração autobiográfica. Revelam uma vontade intensa de encontrar a verdade definitiva, absoluta, que satisfaça sua imensa sede de saber, de crer, de ser perdoado. (Resumo Travessa.com.br)

Livro das Moradas ou Moradas do Castelo Interior - obra de Santa Teresa d'Ávila

Foi escrita em 1577, como guia para o desenvolvimento espiritual através do serviço e da oração. As Moradas do Castelo Interior é um convite à vida interior e à comunhão com Deus, bem como uma longa exortação acerca dos percalços encontrados neste caminho. Nesta obra-prima, Santa Teresa d'Ávila se vale de uma metáfora para organizar seu ensino: nossa alma é um castelo onde há muitos aposentos, assim como no céu há muitas moradas.

Histórias de uma alma – Manuscritos autobiográficos de Santa Terezinha

Manuscrito autobiográfico de Santa Teresinha do Menino Jesus, retratando a sua vivência dos valores evangélicos. Simplicidade interior, acolhimento da vontade de Deus, abertura para aos irmãos, intensa vida de oração - o exemplo da pequena carmelita de Lisieux suscita ainda hoje o crescimento espiritual nas pessoas. Um testemunho de meditação, oração e fé. (Editora Paulus)

O Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem

Nele São Luís Maria Grignion de Montfort apresenta seu método de consagração a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria. Seu objetivo é anunciar às pessoas, em particular às famílias, e todas as nações que o caminho para encontrar Jesus Cristo passa por depositar a confiança no regaço acolhedor da Virgem Maria. Aqui se encontram pensamentos, orações e meditações sobre Nossa Senhora.

Filmes

Dois papas

Num momento decisivo para a Igreja Católica, o Papa Bento XVI forma uma amizade surpreendente com o futuro Papa Francisco. Baseado em fatos reais.

Disponível em: Netflix

Terra de Maria

Um advogado que trabalha para o Diabo é comissionado para ir à Terra e realizar uma investigação: o que acontece nas cabeças daqueles que acreditam no Céu e em seus fundamentos? As descobertas dele definirão o futuro da raça humana.


Disponível em: Netflix

Padre Pio

Padre Pio é um emocionante filme sobre a vida e obras do padre Francesco Forgione (1887 -1962), que, na vida religiosa, assumiu o nome de Pio de Pietrelcina e foi canonizado pelo papa João Paulo II, em 2002. O filme acompanha a trajetória de fé dessa grande personalidade da Igreja Católica no século XX.


Conversando com Deus

O filme narra a história verídica de Neal D. Walsc. Começa mostrando o autor já bem sucedido dando palestras sobre o livro e as conversas íntimas que ele teve com Deus e que o levaram a uma grande transformação.

Jovem Messias

Aos sete anos, Jesus vive com sua família em Alexandria, Egito, onde eles fugiram para evitar o massacre de crianças pelo Rei Herodes de Israel. Jesus sabe que seus pais, José e Maria, mantêm segredos sobre seu nascimento e o tratamento que o faz diferente de outros garotos.

Disponível em: Netflix

Outros Posts
bottom of page