top of page

Por Dentro das Paróquias - Nossa Senhora da Luz

Como ser Igreja de uma forma mais ativa, mais concreta? Você conhece as atividades que acontecem na sua Paróquia? Os alpinistas da Paróquia Nossa Senhora da Luz nos contam algumas de suas experiências!

Há muitas possibilidades de participar e ser atuante.

O Setor Juventude, por exemplo, é um grupo responsável por trazer uma unidade entre a juventude da paróquia, que está inserida nos diversos movimentos tais como Encontro de Jovens com Cristo, Movimento Escalada, dentre outros.

Harry - 75ª Escalada – Poente, é um dos jovens envolvidos nas atividades do Setor Juventude e considera que foi a partir do seu encontro do Escalada que começou a viver e conhecer mais a Igreja. “Fui me inserindo gradativamente nas atividades da paróquia, tanto por estar presente, quanto por ter pessoas ao meu redor que me levavam a participar”.


“Servir na paróquia é se sentir comunidade de fato, encontrar sempre com outros carismas, outras formas de se viver a fé. Seja cantando diferente, rezando diferente ou mesmo pensando diferente, já que cada um de nós é um eco de Deus que não se repete”, afirmou Harry.

Alpinistas reunidos na Feira da Integração

Saulo Regis Jr. - 17a Escalada Master - Oásis, atua no Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, visitando pessoas da comunidade que estão impossibilitadas de ir à missa. Também é voluntário do projeto CAENA - Centro Avançado de Empreendedorismo do Nordeste de Amaralina.

O CAENA é uma escola de Empreendedorismo que prepara, principalmente, jovens para buscar sua vocação profissional, seguindo uma carreira, inserindo-se no mercado de trabalho ou montando negócio próprio. Uma iniciativa muito legal da Paróquia e da Ordem Mercedária para ensinar muita gente a pescar, como diz o ditado popular! Já fui voluntário da equipe de divulgação e marketing e atualmente estou na parte financeira”.

Saulo explica ainda que no CAENA toda ajuda é bem-vinda. “O projeto está ampliando cada vez mais suas ações e existem demandas para todas as habilidades. Organização de eventos e palestras, comunicação, divulgação em redes sociais e site, planejamento de negócios são as principais... e captação de doações!”.

Se fosse fácil...não teria nem por quê!

Para Saulo a experiência é gratificante e desafiadora ao mesmo tempo. “Tem momentos em que estamos muito motivados, nos damos ao máximo ao serviço. A gente se sente feliz por poder ajudar e aprecia mais todas as bênçãos que Deus nos dá. E tem momentos onde dificuldades aparecem também, como tudo na vida. E aí, acredito, vem o verdadeiro teste da nossa fé e do nosso compromisso. Se fosse fácil, não teria nem por quê, né?”, afirma o alpinista.

A perseverança faz parte dessa caminhada, como o próprio Cristo nos ensina, a seguir firme vivendo e levando o Evangelho a todos!

Como cristãos, temos como objetivo principal seguir Cristo e pensar “O que Ele faria no meu lugar? A partir daí, percebemos a importância de agir na comunidade, levar o nosso carisma, não nos omitir e principalmente saber ouvir o que o outro tem a dizer, para poder melhor amar e servir”, complementa Harry.

Para Kiko (Marcos Regis) – 25ª Escalada Master – LUZ , da Pastoral de Comunicação (PASCOM) da Paróquia Nossa Senhora da Luz, o principal incentivo é a conscientização de que a fé sem obras não é suficiente.

Para ele a experiência de servir na Paróquia é “gratificante em saber que estamos servindo para que outras pessoas tenham a oportunidade de conhecer mais Deus, nossa religião e a nossa paróquia e suas atividades”.

Assim como foi para Kiko, a Feira da Integração pode ser o início de um engajamento com as atividades e no serviço à comunidade. O evento acontece anualmente com o propósito de colaborar com a manutenção das obras sociais e promover a integração dos fiéis, que já tem como tradição visitar e participar das barracas. Uma ótima oportunidade para reunir a família e os amigos, ajudar o próximo e confraternizar.


Acredito que a atividade paroquial mais marcante na Nossa Senhora da Luz seja a Feira da Integração. Lá, sempre vai haver espaço pra mais um voluntário, e é uma grande oportunidade para qualquer um começar suas atividades na paróquia. Além disso, o jovem sempre pode buscar entrar em contato com algum membro do Setor Juventude para saber o que está acontecendo na comunidade e onde pode ajudar, ou mesmo se inserir diretamente em alguma pastoral, grupo ou serviço, buscando o contato pelo site - https://www.pnsluz.org.br/”, explica Harry.

Opções não faltam! Tem atividades para todo tipo de dom! No site da paróquia estão listados todos os movimentos, pastorais e serviços disponíveis. “De atendimento psicológico ou médico para uma comunidade mais necessitada até servir na PASCOM, ajudando a paróquia ter uma comunicação mais sólida e atingir mais pessoas!” explica Kiko, voluntário da PASCOM.


Fiquem ligados no próximo Por Dentro das Paróquias! ;)


Outros Posts
bottom of page