Santa Mônica e Santo Agostinho


Santa Mônica veio de uma família cristã que lhe entregou - segundo os costumes da época - como esposa a um jovem pagão chamado Patrício. Como cristã exemplar, Santa Mônica passou a vida rezando pela conversão de sua família.

Agostinho, seu filho mais velho, sempre teve uma grande capacidade intelectual. Muito interessado em filosofia, Agostinho sentiu a necessidade de aprofundar os seus conhecimentos fora de sua cidade natal, Tagaste. Ainda na juventude, mudou-se para a cidade de Cartago para estudar retórica. Foi lá que Agostinho conheceu e vivenciou um estilo de vida hedonista, experimentando e saciando as suas paixões através dos prazeres carnais.

Após o término dos seus estudos, Agostinho tornou-se um renomado professor de retórica, conhecido e respeitado pelos seus pares. Tal reconhecimento o fez ser chamado a servir a corte imperial romana na cidade de Milão, um dos grandes centros do antigo Império Romano.

Foi durante a sua estadia na Itália que conheceu um dos maiores expoentes da Igreja à época: o bispo Ambrósio. Dizia-se que o seu tom de voz e a sua eloquência tocavam os corações de quem o ouvia. Seus sermões tornaram-se famosos na comunidade e despertaram a curiosidade de Agostinho.

Defensores de pensamentos divergentes à época, Agostinho e Ambrósio conversavam e debatiam sobre os mais variados temas, mas, obviamente, a religiosidade sempre permeava os seus diálogos.

Tais conversas, aliadas às orações de sua mãe, Mônica, tocaram o coração dele e fizeram-no perceber o cristianismo num viés diferente daquela que estava habituado. Cresceu nele a vontade e a busca incessante pelo Caminho, pela Verdade e pela Vida.

Finalmente, estima-se que no ano 287 depois de Cristo, Agostinho completou a sua conversão ao Cristianismo e batizou-se. Seguiu firme na fé até o final da sua vida. Anos depois da sua conversão, tornou-se bispo da igreja e um dos maiores expoentes do Cristianismo, escrevendo inúmeros documentos propagadores da fé cristã. Por isso, ele é considerado até os dias de hoje um dos Doutores da Igreja.

Santa Mônica e Santo Agostinho, rogai por nós! Santa Mônica e Santo Agostinho, levai-me à verdadeira conversão. Santa Mônica e Santo Agostinho, levai-me à verdadeira conversão. Santa Mônica e Santo Agostinho, levai-me à verdadeira conversão. Amém.

Movimento Escalada em Salvador - Projeto de Oração, 28 de agosto de 2019

#momentoprojetodeoração #oração #santamônica #santoagostinho

Outros Posts

Bahia - Pernambuco - Sergipe

© 2016 por Movimento Escalada.