top of page

Serviço em cada canto - Projeto Música


Projeto Música

O Projeto Música é um projeto muuuito especial do movimento, porque ele está presente em todos os outros projetos e em praticamente todas as atividades do Escalada, simplesmente porque a música está em tudo que a gente faz: “Quem canta, reza; mas não somente reza, reza com alegria” (Santo Agostinho).

Eu tinha me afastado do movimento durante um tempo, mas frequentava a igreja e tocava todo domingo nas missas. Aliás, faço isso dos 7 anos, até hoje.

Sempre soube que era importante tocar na missa para que, através da música, fizesse o outro rezar, mas não me via como folclore ou como uma liderança musical pois não compreendia o que era ser folclore nem o que significava ser uma liderança! Um belo dia, me chamaram para uma reunião do projeto música, e eu pensei: “por que não?“ e fui!

Desde então, me reaproximei do Escalada e dos alpinistas, das músicas do movimento, das atividades e claro, dEle! E foi no projeto que aprendi o que é ser folclore e o que significava ser uma liderança musical dentro da igreja: Ser liderança musical vai além de saber como se canta ou toca uma música, é entender qual música se encaixa melhor no momento, orientar novos e antigos folclores, buscar manter a originalidade da música além de sempre se atentar para que as músicas sigam a liturgia da palavra.

O TLM, Treinamento de Liderança Musical, é o encontro que tem o objetivo principal de manter a unicidade das nossas músicas entre os zonais e cidades e formar novos folclores, ensinando e introduzindo músicas novas no movimento, resgatando músicas antigas, tirando dúvidas e corrigindo um canto ou cifra errados para que em qualquer lugar que a gente vá tocar ou cantar, termos uma só voz! O projeto música então, é para as pessoas que gostam de cantar, tocar, ou que apenas gostam das músicas (todo mundo! hahaha), e são todos convidados a participar! De 15 em 15 dias nós nos reunimos e rezamos juntos, com reflexões a cerca do tema e bastante discussões construtivas, sempre buscando crescer juntos no amor de Cristo, com muita música, é claro! Babi 68ª Escalada - Pé na Estrada

Outros Posts
bottom of page