Sagrado Coração de Jesus, uma devoção ao Amor


"Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mt, 11, 28-29).

Assim é o Sagrado Coração de Jesus, um coração humilde e santo, que nos ama, encoraja e santifica. Unidos a ele, fortalecemos nossa amizade com Cristo e nos tornamos testemunhos de Sua Palavra.

Apesar de ter suas origens no Evangelho, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus se intensificou em 1675. Segundo a tradição da Igreja Católica, naquele ano, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, santa Margarida Maria de Alacoque teve uma visão de Jesus. Ele estava preocupado com a ingratidão da humanidade e desejava que as pessoas se reaproximassem do Seu Amor. Para isso, pediu à santa serva que desse um recado à Igreja: a primeira sexta-feira após a celebração de Corpus Christi deveria ser dedicada à honra de Seu Sagrado Coração, e os devotos seriam agraciados com as seguintes promessas:

1 “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;

2 “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”; 3 “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”; 4 “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;

5 “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;

6 “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;

7 “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;

8 “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;

9 “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;

10 “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;

11 “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;

12 “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Sagrado Coração de Jesus, portanto, é misericórdia divina. Deus nunca desiste de nós, mesmo quando desistimos d’Ele. Quantas vezes Cristo nos mostra Sua Cruz no momento em que desistimos de carregar a nossa? Quantas vezes a voz de Deus nos chama enquanto nos deixamos guiar pelos ruídos do mundo? Quantas bençãos são derramadas em nossas vidas apesar de esquecermos de rezar e agradecer ao Pai?

Cada um de nós, certamente, tem uma resposta para essas reflexões, mas, para Deus, isso não é o mais importante, pois Seu jugo é suave e Seu fardo é leve (Mt, 11, 30). Em Seu amor, Ele nos dá a possibilidade de reencontrá-Lo, de experimentar uma vida sacramental, e nos oferece o culto ao Sagrado Coração de Jesus para estarmos mais próximos da santidade. Ele nos convida o tempo todo, só precisamos ter a coragem de aceitar esse chamado.

Este ano, a celebração do Sagrado Coração de Jesus acontece no dia 28 de junho. É uma excelente oportunidade para intensificarmos nossas orações e buscarmos viver ainda mais perto do Amor de Cristo. Que possamos ser perseverantes na fé e rezar para que tenhamos um coração semelhante ao d’Ele!

Movimento Escalada em Salvador - Projeto de Oração, 28 de junho de 2019..

#momentoprojetodeoração #SagradoCoraçãodeJesus #Misericórdia

Outros Posts