Momento Projeto de Oração - São José, o pai do Filho de Deus



A Igreja Católica tem na Sagrada Família o modelo para todas as famílias. Trata-se de uma vivência plena no Amor, da qual São José foi exemplo ao fazer da paternidade missão e testemunho da obra do Criador.

São José era uma pessoa boa e muito religiosa. O evangelho segundo São Mateus nos revela que, ao não compreender como Maria poderia estar grávida, ele pensa em abandoná-la secretamente, mas muda de idéia ao ouvir do próprio Deus que a gravidez era por ação do Espírito Santo (Mt 1, 20).

A partir de então, sem buscar maiores explicações, São José assume a paternidade de Jesus Cristo e se dedica inteiramente à sua família. Como verdadeiro servo de Deus, abre mão de si para, em suas limitações, cumprir a vontade do Senhor.

As Escrituras descrevem São José como um homem justo (Mt 1, 19). Conhecido, entre outros títulos, como Padroeiro das Famílias, recebeu do próprio Deus a missão de dar nome a Seu filho e criá-Lo ao lado de Nossa Senhora, contribuindo para a formação humana do nosso Salvador. Trabalhador dedicado, sustentava a família com humildade e obediência tão grandes que conquistou respeito e admiração do Filho de Deus, que com ele aprendeu a ser carpinteiro.

Todos os pais devem seguir esse exemplo. Ao se espelhar em São José, o homem fará da vocação paternal não um ato de vaidade ou realização pessoal, mas um testemunho de amor a Deus.

Com isso, a família, em regra a primeira experiência de comunidade que um ser humano possui, será uma verdadeira igreja doméstica, na qual se aprende a amar a Deus sobre todas as coisas e ao outro como a si mesmo. Portanto, ser pai é um ato de responsabilidade e, acima de tudo, uma experiência de amor e doação.

Por tudo isso, devemos agradecer a Deus pelo dom que é a nossa família e rezar por todas as outras, principalmente pelas que ainda não vivem essa experiência de amor e santidade. Para que todas as famílias sejam um porto seguro de comunhão com todos os santos, São José, rogai por nós!

Feliz dia dos pais!

Movimento Escalada em Salvador, 10 de agosto de 2018.

#momentoprojetodeoração #amoremmovimento

Outros Posts

Bahia - Pernambuco - Sergipe

© 2016 por Movimento Escalada.