O amor de Deus no amor da gente - Retiro de Silêncio e Oração
Aconteceu neste domingo, 19/11 o 1º Retiro de Silêncio e Oração, promovido pelo Movimento e organizado pelo PO. Com o tema “O amor de Deus no amor da gente”, abrimos espaço para 30 alpinistas participarem de momentos de deserto, oração, silêncio e intimidade com Deus.
Além de dinâmicas que envolviam o tema da misericórdia divina, contemplação e muito silêncio, fomos agraciados com verdadeiros ensinamentos através das lindas palavras de Tia Rê, Irmã Violeta e Saja, que sabiamente nos permitiram refletir o que é essencial para nossas vidas, como as nossas ações podem refletir intensamente o amor de Deus e nosso papel como cristãos na relação com o outro.
Os participantes saíram transbordando o amor de Deus e fortalecidos na missão de ser sal da terra e luz do mundo.
Encerramos com a santa Eucaristia, presidida pelo querido Padre Josuel, seguida de um momento único de oração e partilha. Abaixo um lindo testemunho de uma das participantes do evento.
“Você se sente amada por Deus? Você ama com o amor de Deus?”
O retiro do silêncio, perdoem-me a contradição, foi um grito no fundo do meu peito. A primeira pergunta foi menos capciosa para mim e respondi que me sinto bem mais amada do que mereço, e é verdade.
A segunda doeu um pouco, porque acabou deflagrando o meu egoísmo: guardar o amor de Deus para mim, para os meus, como se a missão deixada por Ele fosse “amar e servir quem eu gosto/quem gosta de mim”.
E por falar em servir, quantos ativismos hein, dona Jéssica? Serviço sem amor é puro ativismo, não adianta!
Daí veio o tema do retiro: o AMOR de Deus no amor da gente, e Deus falou através dos “enviados” do dia para os “escolhidos” do dia. Sim, não há espaço para acasos.
Escutei que o amor de Deus é maiúsculo e o meu é minúsculo, não para menosprezar o meu amor, mas para mostrar a seleção feita por mim em confronto com a generalização feita por Ele.
DEUS AMA. Jéssica ama aquele/aquela/isso (...). Silêncio. 1 minuto, 2 minutos, 10 minutos, 15 minutos, 30 minutos, 40 minutos... Não consegui. Da minha boca não saiu uma só palavra, mas a minha cabeça estava em chamas. Pensava mais de mil coisas por segundo.
No fim do dia, depois de tantos lindos testemunhos e de momentos em silêncio (bucal, mas não mental), não alcancei a principal meta do retiro: a oração através do silêncio (total), mas orei da forma que sabia e agradeci a Deus a oportunidade de estar ali, de saber o que falta, onde falta, com quem falta e como buscar amar com seu AMOR infinito.
Eu sempre vou escolher estar em momentos como esse, pois não é em vão que peço para Ele me aproximar dos que me aproximam dEle e me afastar dos que me afastam dEle. Peço bis até conseguir silenciar totalmente!”
Jeu Passos, 26ª Master - Sintonia.
Em 2018 o Movimento Escalada abrirá nova edição do evento, fiquem ligados!