Momento Projeto de Oração - A Bíblia e a Oração.



Setembro, para a Igreja Católica, é o mês da Bíblia. Esse reconhecimento decorre do dia 30 de setembro, dedicado a São Jerônimo, que traduziu o Livro Sagrado, do grego e do hebraico, para o latim. Doutor da Igreja, ele costumava dizer que quem não conhecia os Evangelhos não conhecia Jesus. Por esse ensinamento, devemos mergulhar nas profundezas da Palavra para que nossa vida em Cristo seja testemunho verdadeiro das escrituras.

Ao conhecermos Jesus, percebemos como Lhe era habitual a oração. Em diversas passagens da Bíblia, o Deus Vivo reserva momentos para conversar diretamente com o Pai (Jo 17, 13; Mc 1, 35; Lc 9, 29). Seus discípulos eram testemunhas de tudo isso. O evangelho de Lucas (Lc 11, 1-4) nos revela um deles, sedento da plenitude, aprendendo a rezar com o Senhor e Mestre Jesus. Senhor por nos ordenar orações e Mestre por nos ensinar a rezar. A partir de então, nós, cristãos, somos abençoados com a oração do Pai Nosso.

O Catecismo Católico define o Pai Nosso como a oração central das escrituras, para a qual convergem todas as outras. Trata-se de um desdobramento dos dois principais mandamentos deixados por Jesus: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Para alpinistas, a fonte do Ser Pessoa em Clima de Oração.

Através desse ensinamento de Jesus, reconhecemo-nos como irmãos e irmãs diante de um mesmo Pai Misericordioso, acima de nós, a quem santificamos pelo Nome. Invocamos que Sua vontade prevaleça sobre a nossa e que nos capacite para que sejamos servas e servos do Amor. Também nos reconhecemos pecadores, necessitados do perdão de Deus e da capacidade de perdoar a quem nos magoa. Finalmente, pedimos forças para vencer as tentações do mundo, que nos afastam do Caminho, e suplicamos a proteção contra o mal.

Tudo isso é bíblico. Que possamos aproveitar a herança deixada por Cristo, e confirmada pelo Magistério da Igreja, para extrair das escrituras as orações que nos guiam pela verdade do Pai Nosso. Oremos sempre, como Jesus orou e ensinou. Que cada palavra aqueça nosso coração e nos aproxime de Deus, para que Sua vontade seja feita em nós, através de nós e apesar de nós. Amém!

Movimento Escalada em Salvador, 11 de setembro de 2017.

#momentoprojetodeoração #mêsdabíblia

Outros Posts

Bahia - Pernambuco - Sergipe

© 2016 por Movimento Escalada.