Uma manhã Magnificat na maternidade Tsylla Balbino


Dando continuidade às ações no mês das mães, o Movimento escalada, através do Projeto Magnificat, promoveu no dia 21 de maio uma ação muito legal na Maternidade Tsylla Balbino, na baixa de quintas, em Salvador.



Os alpinistas levaram para as mamães e seus bebês um kit neonatal com roupinha (conjunto pagão), sabonete, pomada, algodão e fraldas. Muito mais importante que a doação material, a troca de amor, marcou a ação nesta maternidade que conta com cerca de 90 leitos. Com isso, são realizados em torno de 900 atendimentos e 300 partos por mês.

Assim como coração de mãe que sempre cabe mais um, a Maternidade não deixa nenhuma mãe voltar sem um atendimento ou um pré atendimento, dentre estes podemos destacar o pré-natal de alto risco, consultas ginecológicas e procedimentos cirúrgicos, como ligadura tubária, plástica vaginal, miomectomia e histerectomia.


Segundo a Assistente Social, Sara Valejo, “existe na maternidade, o comitê de aleitamento materno, responsável por orientar às pacientes sobre como o leite materno é importante para o desenvolvimento do bebê, além se ser fundamental para diminuição das infecções nas crianças.” Sara ainda ressaltou que o leite materno é o alimento mais completo para a criança.

A Maternidade Tsylla Balbino mantém contato com instituições de ensino para uma colaboração mútua a fim de proporcionar às pacientes uma equipe multiprofissional, composta por médicos gineco-obstetras, cirurgiões e clínicos, técnicas de enfermagem, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogas, odontólogas, assistentes sociais e nutricionistas.

Assim, ser do Magnificat e poder acompanhar de perto da concepção ao pedido dos itens, da lavagem das roupinhas à montagens dos kits e enfim, a entrega para as mamães, foi enriquecedor. A cada nova pomada recebida, cada fralda doada, algodão ou sabonete, nossa alegria para realizar nossa missão se viu mais possível, e sabemos o quanto cada um que se doou de alguma forma foi importante para que todos, unidos, fortalecêssemos a nossa fé e a dos muitos que pretendemos alcançar.

Assista ao vídeo:


Viver tudo isso, é se sentir realmente pessoa em clima de oração, preparando algo tão simbólico diante a imensidão de significados que o ser mãe carrega. Que tanto amor e dedicação cheguem de alguma forma, e chegaram, a essas mães e essas novas vidas tão cheias de luz. Que Nossa Mãe maior nos cubra sempre!


Outros Posts