Calendário Temático
Calendário 2018
JANEIRO
21.JAN a 27.JAN - COMPORTAMENTO - O ANO JÁ MUDOU. E VOCÊ, JÁ PAROU PARA PENSAR NAS SUAS MUDANÇAS?
Todos os dias somos chamados a sermos melhores, a amar mais os outros e o mundo. Mas como será que conseguiremos fazer isso? Onde podemos melhorar? Como pôr nossos sonhos e objetivos em prática? E os sonhos de Deus para nós? É necessário planejar e refletir sobre os dias que virão e, estarmos sempre conscientes dos nossos deveres cristãos. Assim, estaremos verdadeiramente preparados para viver um ano de crescimento pessoal e espiritual, colocando nossos dons a serviço de Deus.
Sugestões de músicas: Todos os Sinais. Ouvi Deus.
Palavras-Chaves: Refletir, Deveres Cristãos. Novo Tempo.
28.JAN a 03.FEV – ORAÇÃO – TERÇO DA DIVINA PROVIDÊNCIA
Os títulos de Maria são diversos, cada um tem seu significado e é um modo carinhoso de nos referirmos a Nossa Senhora. Dentre eles existe a Mãe da Divina Providência, esse título está ligado aos padres barnabitas, essa congregação foi fundada em 1530, por Santo Antônio Maria Zaccaria. O título também nos lembra a passagem das Bodas de Caná (João 2, 1-11), quando Maria vê a necessidade dos noivos e intercede por eles. Assim, recordamos que temos uma Mãe que olha por nós e nossas necessidades, do mesmo modo que olhou para aqueles noivos, temos a certeza de que nunca estamos sozinhos, pois Deus está sempre conosco e Maria também. Então, vamos rezar juntos pelas nossas necessidades, pelas necessidades daqueles que conhecemos e por todo o mundo, para que Maria interceda a Divina providência.
Sugestões de músicas: Perfume de Mil Flores.
Palavras-chaves: Providência. Terço.
Sugestão de Documento: Terço da Divina Providência.
FEVEREIRO
4.FEV a 10.FEV - COMPORTAMENTO - SER PESSOA EM TODOS OS LUGARES.
Quem sou eu? Quem sou eu na minha família? Quem sou eu na escola/trabalho? Quem sou eu no carnaval? Quem sou eu com meus amigos? Quem sou eu na igreja? Quem sou eu? Sou cristão.
Ser cristão é ser luz não somente onde nos convém, por isso temos que saber quem nós somos, nos descobrir para nos afirmar em qualquer lugar que estejamos. Por isso o movimento traz um carisma: "ser pessoa em clima de oração", para que possamos manter nossa cruz equilibrada a todo instante e sempre pensemos em como cristo agiria diante das situações, assim, é indicado a nós o caminho para alcançar esse "Ser pessoa".
Sugestões de músicas: Sê Um, Ser Sristão, Essa Luz, Santo de Calça Jeans, Total Dimensão, Jeito de Viver, Identidade.
11.FEV a 17.FEV - TEMA LIVRE
18.FEV a 24.FEV – ORAÇÃO - QUARESMA, MOMENTO DE REFLEXÃO INTERIOR
A Quaresma nos propõe viver um tripé que se baseia na caridade, jejum e oração. Também que mergulhemos em nós mesmos, você se olha no espelho todos os dias? Você realmente encara seu reflexo? Você enxerga além do seu exterior? A Quaresma é a época na qual não devemos desviar o olhar, pois quando vamos no íntimo da nossa alma encontramos o puro reflexo de Deus. Portanto, devemos descobrir, através da oração, as amarras que nos impedem de viver a liberdade da vida interior com Cristo, porque "Pouco importa estar um pássaro amarrado por um fio grosso ou fino; desde que não se liberte, tão preso estará por um como o outro" São João da Cruz. Quais são os fios que te prendem e impedem de viver essa liberdade do amor? Que nesta quaresma possamos viver verdadeiramente a oração como São João da Cruz, fazendo um profundo deserto, para que nosso coração se inunda de paz e enxerguemos dentro de nós o que não é convertido a Cristo, o que nos impede de chegar à pureza da alma.
Palavras-chave: Deserto. Oração. Reflexão. Vida Interior.
Sugestões: Deserto conduzido.
Sugestões de músicas: Guetos, ser cristão, identidade, farol de Deus.
Referências: Livro de São João da cruz (Subida ao monte Carmelo).
25.FEV a 03.MAR – ESTUDO – INDULGÊNCIAS
Vimos no encontro a importância do sacramento da reconciliação, pois sabemos que todos nós pecamos e é necessário que busquemos em Deus o perdão. Porém, o perdão dos pecados não resolve o problema das nossas doenças espirituais, nós precisamos ainda sim fazer práticas penitenciais, que são um caminho para que os cristãos se libertem das consequências do pecado em seus corações. A origem da indulgência consiste nisso: sabermos que somos um só corpo e, sendo um só corpo enquanto igreja, a penitência e o martírio de alguns pode servir para compensar a penitência de outros. Então, podemos pedir indulgência para outras pessoas? Qual a diferença entre indulgência plenária e parcial? A Igreja ensina que para obtermos a indulgência os fiéis precisam estar em estado de graça, mas o que é esse estado? Vamos compreender mais sobre essa oportunidade de exercício de fé e salvação.
Palavras-chave: Indulgências. Porta Santa. Penitência.
Leitura obrigatória: Jo 10, 9
Sugestões de músicas: Ser Cristão; Guetos; Face a Face; Perdão Senhor
MARÇO
04.MAR a 10.MAR – TEMA LIVRE
11.MAR a 17.MAR – COMPORTAMENTO - O AMOR DE DEUS EM NÓS, ENTRE NÓS E A PARTIR DE NÓS.
"Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito".
O Amor de Deus, o Deus de Amor circula em nós. Impossível descrever em palavras esse amor que dá sentido à vida que ressignifica a existência, o sentir, o agir. Esta presença faz toda a diferença, sem ela o fazer viver seria sem sentido. Mas o Amor em nós aponta horizontes largos e nos oferece sentimentos de plenitude.
Entre nós, o Amor de Deus gera comunhão que não exclui a diversidade dos nossos dons e capacidades, nossos limites e possibilidades. Somos diferentes e é tão bonito que seja. O amor de Deus é um amálgama que une nossas diferenças fazendo com que professemos uma só fé, pertençamos a uma comunidade universal que extrapola os nossos limites e nos sintoniza em uma comunhão que ilumina o mundo.
O Amor de Deus possibilita um movimento de pessoas, de famílias e comunidades gerando força do Bem e do Belo.Em nós, entre nós e a partir de nós o Amor de Deus gerou, criou e alimenta o Movimento Escalada há 40 anos.
Vamos, em sintonia com os alpinistas que estão no aprofundamento, refletir mais sobre esse assunto.
18.MAR a 24.MAR – ORAÇÃO - A VIVÊNCIA DA SEMANA SANTA
O período da quaresma termina no domingo de ramos, quando Jesus é recebido com festa na cidade, mas também é a partir desse dia que começamos a semana santa A Semana Santa é tempo de reflexão e celebração onde atualizamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, no Tríduo Pascal. Na 5ª Feira, a Instituição da Eucaristia, quando Jesus lavou os pés dos apóstolos; na Sexta Feira Santa, dia de jejum e oração, celebramos a morte de Jesus para nos salvar; na Vigília Pascal do Sábado Santo, a noite da vitória sobre a morte e o anúncio da Páscoa e, no Domingo de Páscoa, o maior de todos os dias: Jesus Ressuscitou. Que possamos viver inteiramente todos esses momentos, refletir os acontecimentos de cada dia em oração e preparação para a festa da ressurreição.
Palavras-chave: Oração. Preparação. Viver Inteiramente.
25.MAR A 31.MAR – SEMANA SANTA - VIVENCIAR A SEMANA SANTA NA SUA PARÓQUIA.
ABRIL
1.ABR A 7.ABR – TEMA LIVRE
08.ABR A 14.ABR – COMPORTAMENTO – CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 - FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA
Todos os anos, nossa igreja lança a Campanha da Fraternidade, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na páscoa, ela acontece no âmbito nacional e, envolve, algumas vezes de maneira ecumênica, todas as comunidades cristãs católicas do Brasil, nesse ano ela não será ecumênica. Esse ano tem como tema "Fraternidade e superação da violência" e como lema "Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)“. Todos nós sabemos que nossa realidade é cercada de violências, mas quais são elas? O que é violência, afinal? Quando agimos lembramos que as violências vão além do físico? Será que somos violentos com o outro, com nós mesmos e com Deus? Como podemos superar e evitar atos de violência em nossa família, em nossa comunidade e na sociedade?
Textos: Oração da campanha da fraternidade, texto base da campanha da fraternidade e outros.
Palavras-chave: Fraternidade. Violência. Comunidade.
Passagens bíblicas: Mt 23, 8 ; Gn 2,4-25 ; Gn 3, 1-24; Gn 4, 1-16; Gn 20- 24; Jn: Livro de Jonas: o profeta em meio a violência; Sl 122 (121); Mc 7,14ss ; Mt 16,1-4; Mt 5,9; Ap 21- 22.
15.ABR a 21.ABR – ESTUDO - ANO DO LAICATO, SOMOS CHAMADOS A SERMOS IGREJA EM SAÍDA
Estamos vivendo o ano do laicato, que se iniciou em 26 de novembro de 2017, na Solenidade de Cristo Rei e vai até 25 de novembro de 2018, o tema para guiar este ano é “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Este ano é voltado para os leigos, todos aqueles que participam da igreja e não são ordenados, mas são parte da igreja, sua participação vai das pastorais a liturgia, organização e administração. Mas não fica apenas na Igreja, nós leigos, somos convidados a ir além desses muros, somos convocados a ser sal da terra e luz do mundo para fazermos a diferença em todos os lugares que estivermos. Já conquistamos muito espaço dentro da igreja, nela os leigos já são hoje extremamente ativos e, os que não são devem buscar ser, pois somos nós quem fazemos a igreja, mas está na hora de buscar mais, este ano é um chamado a evangelizar em todos os lugares, sermos a revolução, a luz que se acende na escuridão.
Palavras-chave: Chamado. Evangelizar. Ser Luz.
Sugestão de leitura: A massa espera o fermento. A noite anseia pela luz.
22.ABR a 28.ABR – ORAÇÃO – DEVOÇÃO AS CHAGAS DE JESUS CRISTO
A devoção as Santas Chagas de Jesus é muito antiga, mas não se sabe ao certo quando ela nasceu, apenas que essa contemplação e devoção são um ato de amor a Cristo. Essa devoção as Santas Chagas dolorosas e gloriosas contempla exatamente a paixão, morte e ressurreição, pois foi através delas que Ele nos salvou, por causa delas foi aberta para nós a porta dos céus, são cinco fontes de bençãos infinitas. Somos chamados a deixar nas suas feridas abertas nossas angustias, nossas dores, nossos pecados, pois foi por nós que Ele morreu e ressuscitou. Então, vamos conhecer melhor essa oração, refletir cada parte dela para alimentarmos nossa fé, para que diferente de Tomé não precisemos vê-las para crer, mas que possamos deixar nelas e nos cuidados Dele tudo que nos desvie do caminho.
Palavras-chave: Oração. Devoção. Fé.
Sugestão de leitura: Novena das Santas Chagas
29.ABR a 05.MAI – TEMA LIVRE
MAIO
06. ABR 12. MAI - COMPORTAMENTO - "PPP" POUCO, POSSÍVEL E PROGRESSIVO"
No aprofundamento, aprendemos um novo conceito de serviço denominado PPP – Pouco, Possível e Progressivo. Entendemos que é necessário estarmos preenchidos do amor de Deus, para daí usar nossos dons e transbordar esse amor para sermos agentes de transformação na realidade social. E, é através da metodologia PPP que conseguimos nos motivar e mudar o mundo, pois fazemos um passo de cada vez: fazer o Pouco que conseguimos na medida do Possível e de forma Progressiva. Dentro dessas nossas possibilidades que possamos refletir: qual é a tua obra até hoje? O que você precisa fazer mais? Quais são as opções de serviço? De que forma posso me engajar mais na minha paróquia? Vamos, juntos, ser verdadeiros líderes cristãos dentro e fora do movimento.
Palavras-chave: Liderança. Serviço. Transformação.
Sugestão: Começar com um momento de reflexão e oração e partir para um momento prático. Deverão sair ações práticas dessa reunião.
Músicas: Serviço, Transformação, Guetos e outras relacionadas a Liderança Cristã e Realidade Social
Sugestão de Leitura: Ano do Laicato por Papa Francisco, DoCat.
13. MAI A 19. MAI – ESTUDO - OS LIVROS DA BÍBLIA.
A Bíblia é a Escritura Sagrada de Deus e todas as passagens contidas nela foram inspiradas pelo Espírito Santo, portanto é a partir dela que conhecemos a história da nossa salvação e do amor de Deus por nós. A palavra Bíblia significa “conjunto de livros”, mas será que nós conhecemos os textos mais importantes de nossa fé? O Antigo Testamento, por exemplo, é pouco conhecido por nós. Temos o Pentateuco, os Livros Históricos, os Livros Poéticos e Sapiensais, Profetas Maiores e Profetas Menores. E o Novo Testamento não é composto apenas de Evangelhos, temos também as Cartas de Paulo e as Cartas Católicas, chamadas assim por terem sido escritas para toda a Igreja por algum apóstolo, os Ato dos Apóstolos, contando a história dos primeiros tempos do cristianismo e um livro profético, que é o Apocalipse. Vamos conhecer mais sobre cada um desses livros?. Vamos conhecer mais sobre cada um desses livros, também aprender mais sobre esse livro Sagrado que norteia a nossa fé.
Palavras-chave: Estudo. Inspiração.
Sugestão: Fazer um QUIZ sobre os livros, para deixar o aprendizado mais dinâmico.
Sugestão de Leitura: Conhecendo a Bíblia Sagrada.
20. MAI 26. MAI - ORAÇÃO - OS FILHOS DE MARIA.
A Solenidade de Pentecostes, celebrada 50 dias depois da Páscoa, quando os apóstolos e Maria receberam a efusão do Espírito Santo, nos lembra que o lugar mais oportuno para fazer a experiência do Amor de Deus é a comunidade e, nela, a Virgem Mãe sempre está presente. Maria é presença viva e amorosa na vida da Igreja, como mãe cuidadosa, protege e mantém os filhos unidos, abertos à ação de Deus. Vamos rezar hoje por nosso Movimento, por nossas paróquias e por toda a Igreja para que, a exemplo dos apóstolos, com Maria, acolhamos a ação de Deus, por seu Espírito. Amor em nós, através de nós e a partir de nós.
Palavras-chave: Comunidade. Entrega. Oração
Sugestão: Oração do Terço.
27. MAI 02. JUN - ESTUDO – O QUE É A FESTA DE CORPUS CHRISTI?
A Festa de Corpus Christi teve origem no século XIII, na Bélgica.
A irmã Mont Cornillon recebia visões nas quais o próprio Jesus pedia que fosse realizada uma festa pública para o Santíssimo Sacramento.
Como a Quinta Feira Santa, dia da Instituição da Eucaristia estava no contexto da Semana, não cabia uma celebração festiva, faltava um momento assim para o louvor e Adoração público ao Corpo e Sangue de Cristo.
O Papa Urbano IV publicou um Bula que oficializou a Solenidade de Corpus Christi em 1264 e, a partir dali a primeira quinta feira depois da oitava de Pentecostes é dia dia festa Eucarística em todo mundo.
A primeira festa aconteceu no Brasil no dia 13 de junho de 1549, logo depois da fundação da cidade de Salvador, sendo a primeira procissão que aconteceu em nosso país.
JUNHO
03. JUN a 09. JUN – TEMA LIVRE
10. JUN a 16.JUN – COMPORTAMENTO - NAMORO A TRÊS
O namoro a três é a presença constante de Deus no relacionamento, portanto, é a partir dessa presença que o amor se torna um elo, no qual o casal transborda o cuidado e a confiança no outro e em Deus. Mas será que nós sabemos viver esse triângulo amoroso e sagrado? O triângulo só consegue se manter equilibrado se os dois buscarem uma boa relação, pois a relação do namoro é como um quebra-cabeça, que possui peças que encaixam e peças que não encaixam. Porém, também podem existir peças falsas ou enganosas que, na vida real, se igualariam as máscaras. Essas peças são como ciúmes, a desconfiança, a infidelidade e outros. Que tal refletirmos sobre nossas ações para um namoro cristão? Não se esqueçam que a base não precisa ser formada apenas por um casal no qual ambos sejam cristãos, mas sim que pelo menos um busque levar a presença de Deus para a relação.
Sugestão de dinâmica: Tabuleiro humano com perguntas sobre o namoro a três. Na última pergunta a pessoa que chegar mais na frente segue o namoro a três.
Palavras-chave: Eu, o outro, Deus, diálogo, confiança, amor, amizade.
Música: Namoro a três.
17. JUN a 23. JUN – ORAÇÃO – TERÇO MISSIONÁRIO
Os cristãos estão espalhados pelo mundo todo, mas temos duas bases que nos une: a fé e o amor. Para concretizar essa sintonia que existe entre todos do mundo foi criado o terço missionário, nele rezamos por todos os continentes, pois além de rezar pelos nossos irmãos que estão em outro lugar também é preciso rezar pelo mundo, por todos que necessitam sem importar as fronteiras físicas. Como no terço rezamos cinco mistérios dedicamos um a cada continente, por isso temos em cada mistério a cor que identifica cada um. Então, que possamos juntos rezar esse terço pelos continentes, pois a nossa maior arma para lutar contra todo o mal do mundo é a oração.
Palavras-chave: Oração. Terço Missionário. Fé. União
24. JUN a 30. JUN – ESTUDO – A INSTITUIÇÃO DO BATISMO
É tempo de São João! Isso nos faz pensar em festas, comidas típicas e fogos de artifício, mas com tudo isso esquecemos a verdadeira história do Santo homenageado nesse dia. Você sabe quem foi João Batista? Ele iniciou à prática do Batismo, anunciando a chegada de Jesus, e, chegando o momento, ele mesmo batizou Cristo! A partir de então, foi instituído o primeiro sacramento da vida cristã! Vamos refletir e nos aprofundar a respeito e nos desse sacramento tão importante?
Sugestão para condução: Usar o Youcat e o Catecismo.
Palavras-chave: Batismo, sacramento, João Batista, Santo, Conversão.
Músicas: João Clamava; João Batista; Crença e Conversão.
Passagem sugerida: Mateus 3.
JULHO
01.JUL a 07.JUL – TEMA LIVRE
08. JUL a 14.JUL - COMPORTAMENTO - A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO
“Tomem cuidado. Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe". (Lucas 17:3-4). Assim nos ensina a Bíblia, perdoar não é fácil, mas é um exercício que precisa ser feito pelo cristão, pois é reflexo do amor que sentimos pelo outro. Às vezes, precisamos perdoar um amigo, nossos pais, professores, aqueles que não conhecemos e até nós mesmos. Portanto, é preciso se perguntar quem mais precisa do nosso perdão? Estamos verdadeiramente dispostos a perdoa-los? Estamos atentos a quem magoamos para também pedir perdão? Precisamos praticar a reconciliação!
Palavras-chave: Reconciliação. Amor.
15. JUL a 21. JUL - ORAÇÃO - CREDO: OS PONTOS ESSENCIAIS DA FÉ CRISTÃ
Em todas as missas aos domingos ou nas de solenidade professamos a nossa fé, por meio da oração do credo. Mas será que entendemos todos os pontos do que estamos rezando e do que estamos declarando acreditar? Precisamos ser cristãos conscientes de tudo que nossa fé prega e tudo que falamos em nome dela. Por isso, vamos refletir passo a passo dessa oração, conhece-la intimamente, para aprofundarmos cada vez mais nosso conhecimento a respeito da nossa religião e não deixar que se torne apenas uma repetição de palavras!
Palavras-chave: Oração. Aprofundamento. Credo.
Sugestão: Ler no YouCat sobre o credo.
22.JUL a 28.JUL - ESTUDO - AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES.
Todo ano em agosto celebramos em nossas Igrejas o Mês Vocacional. Mas, por que temos essa comemoração?
Em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como o Mês Vocacional. O objetivo principal era o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.
Todos nós nascemos vocacionados ao amor e essa vocação pode ser vivida através do sacerdócio, do matrimônio, da vida consagrada e da vida leiga. E em sua totalidade, cada vocação dessas é importante para a constituição da Igreja. Vamos aprender um pouco mais sobre as vocações e como podemos vivê-las em nossos dias.
AGOSTO
29.JUL a 04.AGO - TEMA LIVRE.
05. AGO a 11.AGO - COMPORTAMENTO - TEMPO COMUM
O Tempo Comum é um período do Ano Litúrgico em que são celebrados os mistérios de Cristo. Esse tempo abrange até 34 semanas, se tornando então o tempo litúrgico mais extenso e é o momento de aprendermos com Jesus. Ele é dividido em duas partes, a primeira começa depois do Natal e vai até o início da Quaresma, já a segunda parte começa com o final da Festa do Tempo Pascal indo até o Tempo do Advento.
Vamos aprender qual a importância desse tempo na vida cristã? O que podemos perceber de diferente entre os tempos litúrgicos? Como um cristão deve viver esse período? De comum esse tempo só tem o nome, precisamos entender a importância dele a aproveita-lo para crescermos na fé.
Palavras-chave: Tempo Litúrgico. Vivência. Crescer na fé.
12. AGO a 18. AGO - ORAÇÃO – AS 7 DORES DE MARIA SANTÍSSIMA
Maria Santíssima foi uma mulher muito forte, essa é uma das suas virtudes, pois desde o anuncio do anjo ela precisou buscar a força que havia dentro de si e dada por Deus para enfrentar tudo que estava para acontecer. Foi quem acompanhou Jesus em toda a sai trajetória, ouviu que uma espada atravessaria o seu coração e teve essa confirmação aos pés da cruz.
Mesmo tento essa força e sendo uma Santa Maria sofreu, porém encontrou um modo de transformar seu sofrimento em reflexão para nós e em graça, pois em revelações à Santa Brígida, Nossa Senhora prometeu conceder Sete Graças a quem rezar, todos os dias, Sete Ave-Marias em honra das suas Dores e Lágrimas. Que possamos honrar seu pedido e refletir sobre seu sofrimento, para aprendermos com nossa Mãe, vamos orar pelas suas 7 dores.
Palavras-chave: Oração. Reflexão. Graças.
Links: As sete dores de Maria.
19.AGO a 25.AGO - ESTUDO - A REGRA DE SÃO BENTO
Considerado o “Pai dos monges” e instituído padroeiro da Europa, São Bento buscou em vida o caminho à Santidade, e hoje nos guia a ele. Então, Como ser Santo? Como seguir esse caminho? Deus, diariamente, nos convida a sermos Santos, baseado nos ensinamentos de Cristo e inspirado pelo Espírito Santo, Bento escreveu a sua obra fundamental:
A Regra. Nela sintetiza o caminho da conversão a Deus, através da obediência, tendo como norte Cristo e seu amor, não esquecendo a humildade, já que ela é um dos pilares que sustenta a conformidade da própria vontade com a de Deus.
Palavras-chave: São Bento. A Regra de São Bento. Santidade.
Músicas: Serviço, transformação, Ser cristão.
Sugestão de leitura: Regra de São Bento
26. AGO a 01. SET - TEMA LIVRE
SETEMBRO
2.SET a 8.SET- COMPORTAMENTO - SER PESSOA EM CLIMA DE ORAÇÃO EM MEIO À CRISE
“Envolvimento na política é uma obrigação para o cristão” - Papa Francisco. Nosso país está passando por diversas crises: econômica, social, mas hoje, nos momentos de pré eleição, principalmente política. Então, como podemos manter a nossa cruz equilibrada em meio a essa situação? Não devemos nos manter omissos, somos chamados a exercer nosso papel de cristão na sociedade, saber o nosso lugar de fala, porém também precisamos saber onde ele termina, para que respeitemos a opinião do outro. Para exercer esse papel é necessário que busquemos conhecer o que diz a nossa igreja, que tenhamos convicção do nosso posicionamento, mas que lembremos do maior mandamento do amor para lidar com as opiniões diferentes, pois aquele que pensa diferente não é nosso inimigo, devemos praticar o amor até mesmo com esses. Você já procurou entender os diferentes posicionamentos políticos? Sabem quais são os prós e contras de todos? Uma discussão cristã deve sempre procurar o crescimento e nunca ganhar ou perder uma “briga”, é isso que você está buscando? Ou só está preocupado em que partido A ganhe do b?
Palavras-chave: Política. Cruz Equilibrada. Amor. Conhecimento.
Músicas: Projeto Absurdo.
Sugestão de leitura: Ducat sobre política.
9.SET à 15.SET - ORAÇÃO - TERÇO DIDÁTICO
Durante nosso desenvolvimento como cristãos, por meio da oração do terço, expressamos a nossa fé. Mas será que sabemos de onde ele surgiu? Qual o seu propósito e o por que rezar o terço? Entendemos todos os terços que rezamos?
A oração do terço é muito mais que uma oração repetitiva, precisamos ser cristãos conscientes do que estamos rezando. Por isso, vamos compreender passo a passo dessa oração, conhecê-la intimamente, para aprofundarmos, cada vez mais, nosso conhecimento a respeito do por que devemos ter o hábito de rezar o terço em nossas vidas, e não deixar que esse ato seja esquecido pela correria do dia a dia.
Palavras-chave: Oração. Terço. Aprofundamento. Origem.
Músicas: Seguindo Maria, Tempo de escutar, Perfume de mil flores.
Sugestão: Condução do terço didático, ler sobre a oração do terço no youcat e ver link sobre a origem do terço.
Links: Porque rezamos o terço? e 7 objeções sobre o terço.
16.SET a 22.SET - ESTUDO - OS AVANÇOS DA NOSSA IGREJA A PARTIR DO CONCÍLIO VATICANO II
Vocês sabem o que foi o Concílio Vaticano II?!? Foi uma série de conferências realizadas entre 1962 e 1965, consideradas o grande evento da igreja Católica no século 20. Com o objetivo de modernizar a igreja e atrair os cristãos afastados da religião, os bispos de todo o mundo se reuniram no Vaticano. Na pauta dessas discussões constavam temas como: os rituais da missa, os deveres de cada padre, a liberdade religiosa e a relação da igreja com os fiéis e os costumes da época. O Concílio tocou em temas delicados, que mudaram a compreensão da Igreja sobre sua presença no mundo moderno. Após três anos de encontros, as autoridades católicas promulgaram 16 documentos como resultado desse Concílio, pregando que a igreja deve manifestar e comunicar o amor de Deus, atualizando a mensagem do Evangelho, valorizando o ser humano, para facilitar a ação do Espírito Santo, por meio do reconhecimento do outro e de um diálogo misericordioso. Portanto, vamos aprofundar nosso conhecimento, buscando saber e entender qual a importância do Concílio para o povo de Deus?! Quais as mudanças o Concílio nos trouxe?! Qual a contribuição do nosso atual Papa à luz do Concílio?!
Palavras-chave: Concílio II. Pronunciamentos do Concílio. Diálogo.
Sugestão: Estabelecer quadro comparativo antes e depois do Concílio com temas como: Missa, relacionamento com outras religiões, sexo antes do casamento, questões políticas.
23.SET a 29.SET - TEMA LIVRE
OUTUBRO
30.SET a 06.OUT – ORAÇÃO – PAUSA INACIANA
Santo Inácio de Loyola nos deixou diversos exemplos de exercícios espirituais, como forma de entrarmos em oração e contato constante com Deus no nosso cotidiano. A Pausa Inaciana é uma proposta que convida à oração diária de revisão de vida e de atos praticados, sintetizando essa metodologia de oração em cinco passos: i) Ação de graças: agradecimento;
ii) Pedido de Luz;
iii) Discernimento: identificar a presença de Deus;
iv) Perdão: exame de consciência;
v) Proposta de Mudança: amanhã será melhor.
Vamos entrar em sintonia conhecendo e vivendo essa metodologia de oração?
Palavras-chave: Santo Inácio de Loyola. Exercícios Espirituais. Pausa Inaciana. Discernimento.
Sugestão de música: Todo Dia Eu Agradeço, Essa Luz, Sinais de Deus, Perdão Pelo Que Não Faço, Claridade.
7.OUT a 13.OUT - ESTUDO - OS MILAGRES DE NOSSA SENHORA APARECIDA
Nossa Senhora Aparecida é considerada a padroeira do Brasil, foi o Papa Pio XI quem concedeu esse título, após diversos milagres reconhecidos pela intercessão da Santa. O próprio encontro de sua imagem foi um milagre, quando pescadores não conseguiam o peixe para comer e a imagem, milagrosamente, apareceu, logo após conseguiram pescar em abundância, então a levaram para ser venerada e foram acontecendo diversos milagres. Dentre esses 6 ficaram mais conhecidos, levando a Santa a ser tão famosa, conhecida e venerada até ser intitulada a padroeira do país. Esses milagres foram: milagre das velas, milagre caem as correntes, milagre cavaleiro e a marca da ferradura, milagre da menina cega, milagre do menino no rio e milagre da onça. Vamos conhecer melhor os milagres feitos por Jesus Cristo pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
Palavras-chave: Padroeira. Milagres. Fé.
Sugestão de música: Hino da Nossa Senhora Aparecida.
14.OUT a 20.OUT - TEMA LIVRE - PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES PAROQUIAIS
21.OUT a 27.OUT - COMPORTAMENTO - A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA MISSA
Encontramos Jesus, assim como está no céu, na Eucaristia, é como encontrar um amigo. Então, não devemos pensar na missa como uma obrigação, mas sim como algo de que precisamos para nos sustentar, assim como alimentamos o nosso corpo nas refeições, precisamos alimentar a nossa alma na festa sagrada. É comum durante a celebração eucarística nos questionarmos o que devemos fazer ou dizer, alguns tipos de comportamentos e atitudes não são adequadas e outras são necessárias, nós precisamos estar atentos e conhecer o que participamos, para isso vamos nos aprofundar sobre a celebração mais importante da nossa fé e conhecê-la intimamente? Assim daremos vida à nossa fé pela prática e participação da festa que Cristo prepara para nós.
Palavras-chave: Missa. Participação. Fé.
Sugestão de música: Começa a Missão, Sacramento da Comunhão.
28.OUT a 03.NOV - ORAÇÃO - A ORAÇÃO TAIZÉ
A Oração Taizé se manifesta através de cânticos contemplativos e meditativos, composta de frases simples e de ícones, como a cruz/ícone Taizé e de um quadro de Nossa Senhora. Toda a ambientação do local também é chamada para o momento de oração contemplativa, pois tem que ser em um local silencioso já que esta oração chama ao recolhimento interior e exterior. Vamos juntos aprender sobre essa forma de rezar, silenciando e amando através desses mantras.
Palavras-chave: Oração. Silêncio. Contemplação. Meditação.
Sugestão de links: Onde reina amor - Taizé e Músicas de Taizé.
NOVEMBRO
04.NOV a 10.NOV - TEMA LIVRE - PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES PAROQUIAIS
11.NOV a 17.NOV - ESTUDO - OS TIPOS DE AMOR
Se o amor mundano é um corpo sem alma, o amor religioso praticado assim é uma alma sem corpo. O ser humano é alma e corpo, tudo o que ele faz, amar inclusive, tem que refletir isso. Mas há uma concepção distorcida e retorcida do amor, o que muitos desconhecem é a existência de diferentes formas de amar, mais precisamente 3 formas. Dentre essas temos o amor Philos que é fraternal, o amor entre amigos, Segundo Aristóteles, “amigo é uma única alma habitando dois corpos”. Já o Eros sem ágape é um amor romântico, mas comumente passional. É Um amor de conquista, materialista, que reduz o outro a objeto do próprio prazer, é uma realidade que temos todo dia diante dos nossos olhos, nos romances, filmes, novelas, internet. E o amor Ágape é o amor incondicional de Cristo, um amor que supera as diferenças, que se dedica ao próximo independente de quem seja. Temos, então, uma urgência em redescobrir o amor na sua unidade original. O amor verdadeiro e integral é resultado do equilíbrio entre os amores Eros, Philips e o Ágape. Esse não é um assunto importante apenas para a evangelização, ou para as relações com o mundo, mas sim, antes de todo o mais, para a vida da Igreja e para a santificação dos seus membros. É nesta perspectiva que propomos nos aprofundar nas formas de amar.
Palavras-chave: Amores. Equilíbrio. Evangelização.
Músicas: Teu amor.Namoro a 3. Canção Para Matrimônio. Para Sempre Escalada. Todo Dia Eu Agradeço.
Sugestão: YouCat 402.
18.NOV a 24.NOV - COMPORTAMENTO - A PRÁTICA DA MISERICÓRDIA
Um dos pilares mais importantes para exercermos a misericórdia é o equilíbrio. E, a partir dessa compreensão, percebemos que ser misericordioso não significa ser tolerante, e sim se colocar no lugar do outro. É se permitir entrar em contato com uma sensação que não é sua e tentar compreender como seria se você estivesse naquela mesma situação. Ela é diferente da simpatia: superficial e desconectada. Também é diferente da compaixão: desejo que o outro se livre da dor e sofrimento. A misericórdia entra no sentimento do próximo, é capaz de entender as crenças, as experiências e ideias. Você já se colocou “na pele” do outro ou vive apenas olhando para si e o que te beneficia? Já parou para escutar ou ajudar aquele que precisa de um ombro amigo? Conhecemos realmente as pessoas que nos cercam? Sabemos o que estão sentindo e buscamos entendê-lo?
Se o “Eu” e o “outro” estão no mesmo patamar, porque priorizamos apenas um lado? Assim como o equilíbrio é de extrema importância para a empatia, também é muito importante para nós equilibrarmos nossa cruz.
Palavras-chave: Empatia. Cruz do Ser Pessoa. Equilíbrio
Músicas: Os Meninos da Nova Terra; Jeito de Viver, Todo Dia eu Agradeço
25.NOV a 01.DEZ - ORAÇÃO - A ORAÇÃO QUE NOS UNE
Se Deus conhece nossos pensamos, então por quê oramos? Devemos orar porque a oração nos aproxima de Deus, nos fortalece e nos prepara para enfrentar as dificuldades da vida.
Orar é falar com Deus. A oração é uma conversa que iniciamos com Deus, a qual Ele responde de várias maneiras. Orar é tão humano como respirar, comer, amar. Logo, a oração é um instrumento de ligação de todos os cristãos do mundo, é essa conversa que nos ajuda a estar em Deus, já quando dizemos rezar é diferente dessa conversa, é a repetição de fórmulas que nos ajuda alcançar essa comunhão com Deus, como o terço. O poder que ela tem une toda a Igreja em um só louvor a Deus. Portanto, orar junto com os irmãos nos edifica e nos une ao compartilharmos nossa fé comum, construindo um laço único de comunhão que não encontramos em nenhum outro lugar da vida. É o nosso clamor pessoal que desaba no amor de Jesus Cristo por toda a comunidade que pede, louva e agradece todos os dias pelo bem maior. Foi o próprio Cristo quem nos ensinou a praticar a oração, explicou aos discípulos a importância que havia nessa conversa com o Pai. Por isso, nós, como lideranças cristãs, devemos conhecer intimamente a reza do Pai Nosso - oração que o próprio Cristo nos ensinou e é uma identificação de união, é um caminho que nos leva diretamente ao coração do Pai- Entretanto, não devemos usá-la como uma fórmula mágica, repetir muito o Pai Nosso sem entender seu significado nem aplicá-lo à sua vida. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa oração com a qual o nosso Deus nos presenteou?
Palavras-chave: Rezar. Orar. Comunhão. Pai.
Sugestões: Youcat, Docat.
Músicas: Deus, Pai Nosso (Pe. Marcelo Rossi). Sopro de Deus. A Voz de Deus e Abre Teu Coração.
Passagens bíblicas: Mateus 6:9-13, 2 Pedro 3: 11-12, 1 Coríntios 10:13.
DEZEMBRO
02. DEZ a 08.DEZ - ESTUDO - COMO VIVER O ADVENTO
Advento – adventus, em latim – significa vinda, chegada. Esse período recebe esse nome por anteceder à chegada do menino Jesus, que visitará a casa de cada um de nós e, além das manjedouras preparadas nas casas para essa chegada, temos a principal morada que Ele visitará: o nosso coração, que também precisa ser arrumado. Assim, desde a idade média a Igreja passa por 4 semanas de preparação, esse é o primeiro tempo litúrgico, é o nosso início de um novo ano, para nos renovarmos para esse novo ano e para a vinda do Salvador, propomos uma vivência vivência plena e profunda de cada semana desse tempo, do que ela apresenta para nossa reflexão de vida cristã, nas duas primeiras semanas somos convidados a viver a espera e sermos vigilantes, já nas duas últimas a esperança alegre para a chegada de Jesus. Portanto, que assim possamos arrumar nossa casa interior, ir limpando e arrumando toda a bagunça acumulada dentro de nós durante o ano.
Palavras-chave: Vivência. Espera. Vigilância. Esperança
Sugestões: Simular uma vivência com a reflexão de cada semana desse tempo.
09.DEZ a 15.DEZ - COMPORTAMENTO - A PRÁTICA DA GRATIDÃO E DA CARIDADE
A gratidão a Deus por quem somos e pela vida que temos é algo que encontramos ao olhar para o outro e percebemos que nem todos têm as mesmas oportunidades que tivemos. O cristão que busca viver verdadeiramente os ensinamentos de Jesus deve transformar essa gratidão em amor ao próximo, através da caridade. Não devemos ter medo de ser caridosos, pois aquele que é caridoso agrada o coração de Deus. É importante lembrar que quando vemos a caridade vemos a trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), pois o olhar para o outro e suas necessidades faz parte daquilo que Cristo veio nos ensinar e temos o dever de fazer esse amor para o com o outro circular. Isso está muito presente na Encíclica escrita pelo Papa Bento XVI, Deus Caritas Est, que significa Deus é amor e apresenta que a caridade é uma prática desse amor. Mas temos feito isso no nosso dia a dia? Esperamos o final de ano chegar para fazer obras que devem ser feitas o ano todo? O que de caridade e gratidão praticamos durante esse ano? Que possamos refletir sobre esse pilar da nossa fé, que é a caridade, e também sobre como está a prática da nossa gratidão a Deus transformada em amor ao próximo.
Palavras-chave: Refletir. Amor. Prática.
Músicas: Todo Dia Eu Agradeço. Serviço.
Sugestão documento: Carta Encíclica - DEUS CARITAS EST.