Escalada celebra Corpus Christi com alegria jovem
Na quinta-feira passada celebramos a festa de Corpus Christi, expressão latina que significa “Corpo de Cristo”, e que é o objetivo da festa, pois a mesma celebra o Sacramento da Eucaristia, ou seja, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.
A celebração não tem uma data fixa, mas faz alusão à Quinta-feira Santa, na qual Jesus instituiu este sacramento durante a última ceia com seus apóstolos. Esta atitude é repetida até hoje em toda Santa Missa, pois assim Ele nos pediu.
“Façam isso em memória de mim”, (1 Coríntios 11:23–26)
Em Itabuna, o sentimento não era diferente, segundo Othinho: “Esta quinta-feira foi um dia muito especial para o nosso Movimento. O dia de Corpus Christi é um momento imperioso na vida de todo cristão, pois é onde celebramos a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.”
Já a festa de Corpus Christi teve surgimento na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornillon teve visões que continham a exigência de uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Após o surgimento de objetos milagrosos ligados à Eucaristia, que foram transportados entre cidades, o Papa Urbano IV, em 1274, lançou através da bula “Transiturus de hoc mundo” uma “extensão” deste ato de transporte com uma solenidade extraordinária em Honra do Corpo do Senhor. Naquele tempo, São Tomás de Aquino preparou as leituras e textos litúrgicos, utilizados até hoje.
No Brasil a festa chegou através dos colonizadores portugueses e espanhóis e até hoje se mantém. Um detalhe que chama a atenção são os belíssimos tapetes feitos de materiais que vão da serragem tingida a pó de mármore e granito. E tal beleza se dá por gratidão e receptividade à Santa Eucaristia que, geralmente, passará por eles em procissão após a missa. Tal procissão gera reações diversas entre os fiéis, manifestações de fé que emocionam e transmitem todo o amor e gratidão ao Nosso Senhor Jesus Cristo que se deu para nós!
Em diferentes cidades, a exemplo de Jacobina, Cruz e Itabuna, o Escalada participa da confecção desses tapetes. “Participamos da missa celebrada na Catedral de São José e logo após fomos montar o tapete. Contamos com cerca de 70 jovens, onde todos ajudaram e conseguimos fazer o tapete com muita alegria e disposição, ou seja, com o verdadeiro espírito do Movimento Escalada. Após o tapete, todos nós alpinistas participamos da procissão, e mais uma vez os jovens despertaram a atenção de todos, com músicas do movimento entre outras apresentações.”, diz Othinho, de Itabuna.
“Pão e vinho, corpo e sangue./ Deus presente, eucaristia.” (trecho da música Sintonia)
Para ver mais fotos, visite o Click Escalada.

oooh gente tava tudo muito lindo, pena que eu não fui ;/;/
me desculpem, mas vi as fotos e gostaria de parabenizar a todos da nossa FAMILIA ALIANÇA/ ESCALADA ♥
Pelas fotos pude perceber o trabalho lindo que vocês desempenharam. Parabéns à todos vocês que fazem parte desta linda família! Beijos